Denúncias crescem 17,5% em agosto
Somente em 20 dias, 322 denúncias já foram registradas. O relatório, que será concluído no final do mês, aponta que a propaganda irregular por parte dos candidatos a vereador corresponde ao maior número de denúncias. Iniciativas que envolvem faixas e cartazes em lugares indevidos, pinturas em muros, patrocínios e organização de festas têm sido alvo de denúncias por parte do eleitorado da capital e interior do Estado.
Denúncias que revelam tentativa de compra de votos, prática comum em períodos eleitorais, têm se mostrado tímidas até o momento, mas tendem a aumentar com a proximidade do mês de outubro.
Implantada em 1º de julho deste ano, a Ouvidoria registrou já em seu primeiro mês 274 denúncias sobre possíveis irregularidades praticadas por candidatos. Na ocasião, a 1ª ZE de Cuiabá, maior colégio eleitoral de Mato Grosso, recebeu 68 ocorrências. Logo em seguida, aparecem a 49ª ZE de Várzea Grande e 34ª ZE de Chapada dos Guimarães, ambas com 21 casos. Todas as denúncias são enviadas ao Juizado Eleitoral responsável pela propaganda da unidade, que tomará as medidas cabíveis.
O eleitor pode denunciar as irregularidades dos candidatos pelo número 0800 647 8191. A ligação é gratuita e o disque-denúncia está disponível à população de segunda a sexta-feira, no período das 12h às 19h, e também aos sábados, domingos e feriados a partir das 14h às 19h. Além do telefone, o eleitor pode fazer a denúncia por meio de cartas, ou comparecer pessoalmente ao TRE ou ao Cartório Eleitoral. A página eletrônica www.tre-mt.gov.br oferece formulário no link da Ouvidoria que serve para denunciar irregularidades cometidas ao longo do processo eleitoral.
Comentários