Unemat publica anuário estatístico de 2007
O anuário demonstra, por exemplo, a evolução dos cursos e vagas ofertadas semestralmente nos vestibulares da Unemat e a crescente procura. Só nos concursos realizados em 2007, foram 3.900 vagas, para as quais se inscrevem 22.903 candidatos, estabelecendo uma relação de 5,87% candidatos por vaga.
Atualmente, a Unemat possui 82 cursos de graduação, sendo 44 regulares, oito de Licenciaturas Parceladas, seis de Ensino Aberto e a Distância, três Turmas Especiais em Educação Superior Indígena e 21 Fora de Sede. Na pós-graduação, em 2007, foram executados 57 cursos Lato sensu, quatro Stricto sensu, sendo um Mestrado institucional, dois Minter e dois Dinter. Números que se ampliaram no ano seguinte.
A evolução de projetos de pesquisa, extensão e cultura também é evidenciada, da mesma forma que o número de bolsas em diferentes modalidades ofertadas aos estudantes.
Encontram-se em desenvolvimento, 115 projetos de pesquisa e 106 de extensão, envolvendo professores-pesquisadores e 231 alunos-bolsistas, que atuam nas áreas de ciências humanas, sociais e aplicadas, tecnológicas e ambientais, “cuja investigação se assenta sobre questões de relevância para a construção do conhecimento científico, cujo resultado deverá apresentar alternativas que possam interferir positivamente na sociedade mato-grossense”.
O quadro atualmente é constituído de 1.436 servidores, distribuídos em 663 professores e 456 técnico-administrativos efetivos, e 298 docentes e 19 técnicos contratados. São 119 professores doutores e 328 mestres, resultantes da política de investimento na qualificação do corpo docente e técnico-administrativo.
Atualmente mantêm-se afastados para qualificação, em mestrado ou doutorado, 55 professores e três técnicos, em programas nas diversas áreas do conhecimento, em instituições brasileiras de ensino superior.
Conheça mais sobre a Unemat, confira o anuário estatístico 2007: www.unemat.br/prpdi/anuario/.
Comentários