Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Agosto de 2008 às 09:20
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


Uma tropa da 13ª Brigada da Infantaria Motorizada, composta por aproximadamente 700 homens está em Tangará da Serra desde o último sábado, na ´Operação de Resistência´. O exercício intitulado com este nome, é um treinamento aplicado que varia desde soldado até general. A operação está sendo realizada também em Barra do Bugres. Além do treinamento, ações cívicos sociais estão sendo promovidas, como atendimentos médico e odontológico. Ontem parte dos homens atenderam a Aldeia Rio Verde, localizada há aproximadamente 140 quilômetros de Tangará. Hoje a tropa se deslocará para o Distrito de Progresso.

De acordo com o coronel Elto Olímpio Valich, este exercício é diferente dos demais, em razão de que no treinamento a tropa simula o ataque ao inimigo, no caso um país vizinho. Ele explica que o denominado ´País Roxo´, invade o Brasil e ele tem que reagir. Valich diz ainda que parte da tropa é treinada para ser o Brasil e a outra o inimigo.

O treinamento de acordo com ele, consiste basicamente em como reagir à sabotagens, e emboscadas. “Os militares atuam também em trajes civis para espionagens”, comenta. Diante de uma invasão, explica o coronel os inimigos toma pontos importantes da cidade. Sendo assim a tropa estará em pontos como uma Usina em Barra do Bugres e próximos da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Tangará da Serra. A ´Operação de Resistência´, será encerrada na próxima sexta-feira, 22, com um desfile da tropa às 17h.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174608/visualizar/