Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 11 de Junho de 2013 às 13:59
Por: Nelson Alves

    Imprimir


Com 3395 animais vacinados até agora, a campanha de vacinação antirrábica ganha mais uma semana no município. A etapa de vacinação ocorreu na primeira quinzena de maio e a meta do departamento de Vigilância Sanitária-VISA era vacinar 3916 entre cães e gatos. 


 
Entretanto, como ainda faltam 521 animais para serem imunizados, o período de vacinação foi prorrogado por mais uma semana (de 17 a 21 de junho), e segundo informa o chefe do departamento, Ari Felippi, donos de cães de gatos devem procurar a VISA, localizada na rua Espírito Santos, 223, bairro Centro no horário comercial. É importante levar o cartão de vacinação do animal.


 
“Esta é mais uma oportunidade para proteger os animais contra a raiva. Pedimos a quem deixou passar a data ou esqueceu de levar seu animal de estimação para ficar atento e não perder mais essa oportunidade”, alerta Ari, lembrando que serão vacinados somente animais a partir de 30 de idade e não é permitido levar vacina para casa. 


 
Ele alerta que a vacinação antirrábica é muito importante para a saúde pública, pois objetiva a prevenção da raiva, vírus que se instala em animais domésticos ou selvagens, e que pode ser transmitido ao humano caso haja contato com saliva e mordida; 


 
A DOENÇA: A raiva é uma doença que acomete todos os mamíferos e pode ser transmitida ao homem. A doença é mortal, causada por um vírus transmitido pela saliva do animal infectado, e pode ser evitada por meio da vacinação de cães e gatos. A transmissão da doença ocorre quando o vírus da raiva, existente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas logo após mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão pelo animal. Quando o vírus chega ao cérebro causa lesões levando à morte.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17467/visualizar/