35 mulheres disputam prefeitura; Nobres tem 2
Dos 380 candidatos a prefeito nos municípios mato-grossenses, 35 (9,2%) são mulheres. Entre elas está Maria Izaura (PDT), de Alta Floresta, única das atuais três prefeitas que buscam a reeleição. Ao todo, o Estado tem 141 prefeitos. Também estão na lista das 35 candidatas femininas as ex-prefeitas de Santo Antônio do Leverger, Glórinha Garcia (PTB), e de Colniza, Nelci Capitani (DEM).
A candidata do PDT é a única das três prefeitas eleitas em 2004 que tentará a reeleição. Maria José (PMDB), de Dom Aquino, e Silda Kochemborger (PR), de Apiácas “jogaram a toalha”, ou seja, desistiram do projeto de reeleição. Apesar do baixo índice, a participação feminina tem aumentado no caso de disputa para cargo majoritário.
Em Nobres há um fato curioso. Dos cinco concorrentes a prefeito, duas são mulheres: Maria Aparecida (PV) e Maria Lourdes (PR). Já em Alto Garças, a agrimensora Dioney Soraia (PSDB) enfrenta uma disputa difícil contra duas forças políticas locais: o prefeito Júnior Pitucha (PR), que busca a reeleição, e o ex-prefeito Roland Trentini (DEM). O PT lançou em Jauru Enerci Monteiro à corrida sucessória.
Partidos
Entre os partidos, o PMDB foi o que mais lançou candidaturas femininas: 7. Em seguida vem o 66, com 6 mulheres candidatas. DEM, PSB e PSDB concorrem com 4 mulheres cada. Enquanto o PDT, o PR, o PT e o PTN lançam 2 candidatas cada, o PPS e PTB têm uma representante feminina no páreo. Ainda sobre os partidos, 9 não tem candidatura feminina para prefeita, sendo eles PC do B, PHS, PMN, PRB, PRP, PSC, PSL, Psol e PTN.
Comentários