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Politica Brasil
Quarta - 13 de Agosto de 2008 às 16:16
Por: Alline Marques

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O diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT), Luiz Antônio Pagot, já garantiu o investimento de R$ 880 milhões para as rodovias federais de Mato Grosso somente neste ano. Ele revela que a previsão é de que R$ 1,3 bilhão seja aplicado no Estado até 2010. O curioso disso tudo, é de que quando assumiu a direção do órgão, não havia nenhum projeto para o Estado, que possui oito rodovias federais. “Tive muitos problemas e precisei correr para elaborar esses projetos para fazer licitação”, relata e destaca o apoio que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os recursos que virão a Mato Grosso deverão ser distribuídos entre ações de implantação rodoviária, restauração, terraplanagem e pavimentação, além de conservação e manutenção das rodovias. No entanto, na avaliação de Pagot, as rodovias de Mato Grosso estão em condições satisfatórias, mas admite que alguns trechos precisam de reparos urgente.

Só que o diretor tranqüiliza e afirma que a partir de setembro “estaremos com contrato em execução na totalidade de trechos pavimentados com algum tipo de solução” para estas áreas mais críticas.

O diretor conta que realizou uma mudança de comportamento de gestão no Dnit. “Saímos das obras mais simples, como tapa-buraco e conserva, para ações de maior abrangência que garante melhor trafegabilidade nas rodovias, com sinalização e pesagem. Nos próximos 80 dias, 78 novas balanças deverão estar instaladas e funcionando nas rodovias do Brasil. A estimativa é de que até o final do próximo ano, ao menos 160 balanças já estejam funcionando. Outro equipamento que deverá aumentar nas estradas é o controlador de velocidade de sistema eletrônico, como a lombada eletrônica, radares fixos e móveis com fotossensor.

Pagot confessa ter enfrentado alguns problemas ao assumir o Dnit, mas prefere não Falar sobre e assunto e resume: “os problemas estão sendo superados”. Ele explica que implantou equipes sistêmicas nos órgão externos, conseguiu preços mais competitivos e possui uma secretaria de Controle Externo. “Menos burocracia, novas metodologias. Assim conseguimos dar mais velocidade nas obras”, explica. Atualmente, o Dnit conta com 3.100 funcionários efetivos e outros 1.200 terceirizados em todo país.





Fonte: Olhar Direto

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