Inscrições para o Exame Supletivo da Seduc é em setembro
De acordo com a técnica da Seduc responsável pelo exame, Mair Oliveira Itacaramby, as provas serão realizadas em 18 pólos da secretaria e em outros municípios que assinem termos de cooperação mútua. O prazo para os municípios aderirem a esse termo vai até o dia 15 deste mês. As informações específicas sobre cada município do Estado, para a assinatura do termo, podem ser acessadas no site da Seduc www.seduc.mt.gov.br , no link “Exame Supletivo”, no menu principal (lado esquerdo da página).
Em Cuiabá, as inscrições serão realizadas na Quadra de Esportes da Escola Estadual “Liceu Cuiabano”. Mair informa que no local os alunos terão 25 terminais à disposição. Nos outros municípios, as inscrições devem ser feitas nas Assessorias Pedagógicas da Seduc.
Os alunos que nunca participaram antes de exames supletivos vão realizar as provas por área de conhecimento, nos dias 22 e 23 de novembro (sábado e domingo). Existe um pré-requisito para estes alunos. Para o Ensino Fundamental, o aluno tem que ter completado 15 anos até a data da prova ou 18 anos para o Ensino Médio. As provas por área de conhecimento abrangem os seguintes temas: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais.
Para quem for fazer as provas por disciplina, as provas ocorrerão num único dia, 22/11. Estão nesse caso os alunos que já eliminaram alguma disciplina anteriormente, fizeram aproveitamento de disciplina ou foram reprovados em algumas disciplinas na 8ª série do Ensino Fundamental ou 3º ano do Ensino Médio. No ensino Fundamental são seis disciplinas, mais uma opcional de língua estrangeira e 11 disciplinas para o Ensino Médio.
Em abril deste ano já foi realizada uma etapa de exames supletivos, para alunos do Projeto Beija-For, Ensino de Jovens e Adultos, Educação no Campo e reeducandos dos presídios. Em 2007, 111 mil alunos fizeram as provas.
O Exame Supletivo visa regularizar a situação de jovens e adultos que estão fora da idade própria para cursar o ensino regular e que pretendem reiniciar ou dar prosseguimento aos estudos.
Comentários