Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Agosto de 2008 às 12:41

    Imprimir


Jovens de todo o mundo comemoram nesta terça-feira (12.08) o Dia Internacional da Juventude. O Estado de Mato Grosso tem muito a comemorar, pois na quinta-feira (14.08) faz um ano da criação do Comitê Intersetorial de Políticas da Juventude, que surgiu para dar maior representatividade a este segmento da sociedade junto ao Governo. Desde então, foram vários os avanços, colocando o jovem como protagonista de movimentos políticos no Estado.

A criação do Comitê, por exemplo, viabilizou a realização de 18 conferências regionais e uma estadual, a qual contou com a participação de 80 municípios, ou seja, mais de 700 jovens. Foi o momento de eleger 27 delegados e 07 suplentes que representaram o Estado na etapa nacional, realizada no mês de abril, em Brasília, além de priorizar propostas, debater questões em plenária e defender temas de interesse do segmento, como assuntos relacionados a família, educação, cidades e territórios, trabalho, cultura, tempo livre, drogas, meio ambiente, sexualidade, diversidade, participação política, mídia e liberdades democráticas.

É o Comitê também que está elaborando o Plano Estadual da Juventude, conforme determina o Estatuto e o Plano Nacional da Juventude. “Trata-se de um Plano decenal, que vai nortear e direcionar as ações que o Estado irá desenvolver para a juventude nos próximos 10 anos”, esclareceu o assessor especial da Juventude, Rafael Henrique Cruz Santos.

Também está em fase de elaboração um Programa de Governo voltado para a juventude, especificando ações, projetos e atividades que Mato Grosso irá desenvolver nas diferentes secretarias.

Outro avanço, e que coloca Mato Grosso à frente, foi à aprovação do Estatuto da Juventude, criado para garantir uma política específica de reconhecimento, proteção e ascensão dos jovens, contemplando todas as áreas necessárias ao crescimento integral dos jovens mato-grossenses. “Sem contar que tivemos ainda a criação do Portal da Juventude, um canal de diálogo no qual mais de quatro mil jovens estão cadastrados”, lembrou o assessor especial da juventude.

CONSELHO ESTADUAL – Seguindo exemplos de outros Estados, como Maranhão, Tocantins e Pernambuco, Mato Grosso já elaborou a minuta do projeto de Lei para a criação do Conselho Estadual da Juventude, um importante instrumento para envolver jovens de diferentes setores e especialistas, com o intuito de apoiar a elaboração de políticas públicas, bem como facilitar sua articulação junto ao governo e, principalmente, à sociedade civil.

Seu objetivo é de comunicar as ações que o governo possui e ouvir o que o jovem tem a dizer sobre suas necessidades e propostas, estabelecendo, a partir desse “espaço de discussão”, diretrizes para balizar os programas já em desenvolvimento e otimizar seu funcionamento, direcionamento e conteúdo.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175002/visualizar/