Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 12 de Agosto de 2008 às 09:48
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


Mato Grosso deverá ter o maior corredor ecológico do mundo, caso seja aprovado pela Assembléia e sancionado pelo governo o projeto que cria sistema de unidades de proteção, com abrangência em três municípios: Colniza, Rondolândia e Aripuanã. A área terá uma extensão de 2,7 milhões de hectares e vai se chamar “Chico Mendes”. A proposta partiu dos deputados José Riva (PP) e Dilceu Dal Bosco (DEM). Ambos concedem entrevista nesta terça (12) para apresentar detalhes do projeto.

Eles asseguram que a idéia é manter a preservação da fauna e flora, dentro da perspectiva de um Estado produtivo. “Essa proposta vai permitir atividades econômicas de maneira sustentável na região”, diz Riva. Pela proposta, a área de quase três milhões de ha vai abranger outras reservas, como a Estação Ecológica do Rio Roosevelt, a Reserva Extrativista Roosevelt Guariba, a Proteção Ambiental Guariba, a Proteção Ambiental Entre Rios I e II, a Proteção Roosevelt Madeirinha, Parque Tucumã, Estação Ecológica do Rio Flor do Prado e a Estação Ecológica Madeirinha.

De acordo com o projeto, essas áreas poderão ser destinadas à regularização de reservas legais, recomposição e/ou compensação florestal, manejo florestal sustentável, utilização para pesquisa científica, uso de reservas extrativistas e turismo ecológico. O deputado Dal Bosco acredita que a reserva também vai ajudar a reverter a imagem negativa de Mato Grosso perante a opinião pública internacional e organismos ambientais.

De acordo com técnicos do Intermat, o projeto prevê ainda o manejo sustentável da floresta e a produção do biodiesel através da agricultura familiar com o plantio de pinhão, mamona e amendoim cavalo. Será ainda permitida a exploração agropecuária e o manejo florestal sustentável pelos assentados, dentro do limite de 20%. Propõe, quanto à fiscalização, que o Estado busque ajuda do governo federal.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175020/visualizar/