Maggi confirma saída do governo um ano antes
Em época de olimpíadas, o governador Blairo Maggi (PR) confirmou, em entrevista exclusiva ao RDNews, que vai mesmo antecipar sua saída do comando do Estado um ano antes, ou seja, em dezembro de 2009. Assim, o peemedebista Silval Barbosa concluirá o restante deste segundo mandato, com exato um ano no posto de chefe do Poder Executivo Estadual, enquanto Maggi vai se preparar para a corrida ao Senado.
Ele observa que não se trata de nenhum acordo oficializado com Silval, mas sim de uma decisão pessoal e sem qualquer amarração política. Na avaliação do governador, saindo do Palácio Paiaguás em dezembro, o seu vice terá condições de planejar e executar o orçamento-geral do Estado com total liberdade. Como a legislação obriga chefe do Executivo a deixar o mandato 6 meses antes para disputar outro posto, Maggi, no caso de entrar na briga pela senatória, teria de renunciar ao mandato em abril de 2010. Preferiu então se preparar para deixar a administração quatro meses antes desse prazo.
Quanto ao futuro político, ele admite todas as possibilidades, inclusive de não concorrer mais a nenhum cargo eletivo. Maior produtor individual de soja do mundo, Magg, no fundo,i tem esperanças de viabilizar projeto para o Senado. Seu nome também é cogitado pelo PR para a corrida a sucessão do presidente Lula.
Sob Silval, o PMDB terá a chance de voltar a comandar o Palácio Paiaguás 23 anos depois. A última vez que o PMDB governou Mato Grosso foi de 87 a 89, com o hoje deputado federal Carlos Bezerra.
Comentários