Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 09 de Agosto de 2008 às 08:01

    Imprimir


Dos 24.272 candidatos inscritos para 1.030 vagas de soldados da Polícia Militar de Mato Grosso, 96% foram eliminados na primeira fase, a prova de conhecimento aplicada pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) no dia 20 de julho. Apenas 991 (4%) candidatos conseguiram alcançar a nota mínima (25) e vão ser submetidos as próximas fases do concurso, todas eliminatórias.

Mas desses 991, 193 são mulheres e para soldado feminino só existem 103 vagas. Para soldado masculino eram 927 vagas, mas apenas 798 candidatos superaram a primeira etapa. Com isso, das 1.030 vagas abertas para soldado feminino e masculino da Polícia Militar de Mato Grosso apenas 901 estão aptas a serem ocupadas. Já estão sobrando 129 vagas masculinas que não poderão ser preenchidas.

E o número de vagas não preenchidas pode ser ainda maior. Os candidatos serão submetidos a mais 5 fases. A próxima acontece na segunda-feira (11) e terça-feira (12) e refere-se a exames médico e odontológico. A terceira fase será de aptidão física, quando muitos candidatos costumam ser desclassificados. Depois ainda há a fase de avaliação psicológica, seguida pela investigação social e funcional. Estas 4 fases são eliminatórios.

A seleção só termina com o curso de formação de soldados, onde também podem ocorrer eliminações. Esta última fase é classificatória e eliminatória.

Na primeira fase do concurso da PM, realizada no dia 20 de julho, apenas para o pólo de Cuiabá e Várzea Grande o número de aprovados supera o número de vagas. Para este pólo haviam 15 vagas para soldado feminino e 30 candidatas foram aprovadas. Para soldado masculino haviam 135 vagas e 270 candidatos foram aprovados.

Em todos os outros pólos o número de mulheres aprovadas é maior que o número de vagas, mas no caso dos homens é o inverso: o número de aprovados é sempre menor que o número de vagas.

Nota mínima - Dos 991 que passaram pela prova de conhecimento, 20,8% obtiveram a nota mínima (25).

A nota máxima, de 50 pontos, não foi alcançada por nenhum dos candidatos. Apenas 7 tiraram 40 ou mais no total de pontos. A pontuação mais alta foi 47. Ela foi única do candidato a uma vaga de soldado masculino no pólo de Cuiabá e Várzea Grande, Jeie Darque Braz de Moraes.

Alternativas - O comandante da Polícia Militar, coronel Benedito Campos Filho, disse que já está sendo estudado uma alternativa para preencher as vagas que vão sobrar. Ele ressaltou que primeiro a PM vai concluir as outras fases deste concurso e que há possibilidade de que logo após um novo concurso seja realizado.

"Os que passaram, estão acima da média e isso significa que a qualidade da segurança vai melhorar para a população".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175086/visualizar/