TSE atrasa 1º balanço parcial de contas de campanha
Prevista para as 21h de quarta-feira (6), a divulgação parcial da arrecadação e gastos de campanha dos candidatos a prefeito e vereador em todo o país estava fora do ar até o início da tarde desta quinta-feira (7).
De acordo com a assessoria do TSE, o atraso é provocado pelo grande volume de trabalho. Técnicos do tribunal trabalharam durante toda a noite para resolver o problema, mas não havia previsão de quando as informações seriam disponibilizadas.
Candidatos e comitês financeiros tiveram prazo até esta quarta (6) para apresentar à Justiça Eleitoral o primeiro relatório de contas parciais de despesas da campanha.
Esta foi a primeira vez que a entrega pode ser feita pela internet. Segundo o tribunal, a prestação de contas foi feita por meio de um sistema parecido com o da Receita Federal para a entrega da declaração de imposto de renda.
Entre os que disputarão as eleições para prefeito, vice e vereador, o TSE já tinha contabilizado até esta segunda (4) 378.794 candidaturas, mais que as 377.902 da eleição de 2004.
A prestação de contas pôde ser entregue no cartório eleitoral ou pela internet, por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O segundo relatório de contas parciais deve ser entregue em 6 de setembro e o relatório final, em 4 de novembro (primeiro turno) e 25 de novembro (segundo turno).
Ao introduzir as informações no site do TSE, o sistema fornecerá um recibo de entrega, que identificará o prestador de contas, com registro de data e horário. Se houver algum problema, o sistema informará que não é possível recepcionar os dados. Nesse caso, solicitará ao candidato ou comitê a correção das informações ou informará que ele terá de procurar o juízo eleitoral.
Os candidatos e comitês devem informar à Justiça Eleitoral o total da arrecadação de recursos e das despesas da campanha até a data de entrega da prestação de contas. Os recursos arrecadados e não utilizados devem ser devolvidos ao partido em comprovação a ser entregue junto com a prestação de contas final.
Comentários