Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 07 de Agosto de 2008 às 16:01

    Imprimir


Anfitrião do 2º reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que acontece nesta sexta, em Cuiabá, Blairo Maggi se surpreendeu nesta quinta, um dia antes do início do evento, com um telefonema do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Ele questionou o governador mato-grossense do porquê não tê-lo convidado para o fórum. "Gostaria de saber, governador, se a minha presença aqui em Mato Grosso é indesejada", provocou o ministro, durante o telefonema.

Maggi alegou que a reunião com a presença dos 9 governadores vai abordar outras pautas, além da questão ambiental e, por isso, entendia que não seria necessária a presença de Minc porque poderia desviar o foco do debate. Observou que, mesmo assim se o ministro tivesse espaço na agenda poderia, sim, ficar à vontade para participar das discussões.

Para não deixar Minc com a sensação de que fora excluído, Blairo Maggi o convidou para estar em Mato Grosso nos próximos dias 22 e 23, quando vai lançar novos projetos na área ambiental. Minc topou o convite. Nesses dois dias, o governador lançará o Programa da Guarda Municipal, com discurso de que sua gestão defende a floresta Amazônica e também fará barulho com um pacto com os produtores rurais, quando anunciará o "Dia do Meio Ambiente Limpo", marcada por ações de coleta de embalagens de agrotóxicos.

Encontro

O encontro dos 9 governadores começa às 10h, no Centro de Eventos do Pantanal, e se prolonga até às 17h, no Centro de Eventos do Pantanal. Eles se reúnem pela segunda vez, após a criação do Fórum dos Governadores da Amazônia há três meses, em Brasília (DF). A primeira reunião ocorreu em maio, em Belém (PA), para definir pontos comuns e prioritários para o desenvolvimento de cada um de seus Estados - educação, saúde e saneamento; pesquisa e tecnologia; meio ambiente e questão fundiária; e cadeias produtivas e logística regional.

Desta 2ª reunião do Fórum sairá um documento, a chamada Carta de Cuiabá, com reivindicações para serem apresentadas ao governo gederal. A idéia é unificar propostas, o discurso e as relações entre os chefes dos executivos estaduais e a União. Vão estar presentes em Cuiabá os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do de MT. São os 9 Estados da Amazônia Legal Brasileira, que possui uma população de quase 25 mil milhões de habitantes.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175188/visualizar/