Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 06 de Agosto de 2008 às 09:20

    Imprimir


A produção industrial mostrou crescimento em todas as 14 áreas pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no primeiro semestre, sendo que em sete, a taxa de crescimento foi acima da média nacional (6,3%). Em três Estados, a expansão ficou na casa dos dois dígitos: Espírito Santo (16,1%), Paraná (11,3%) e Goiás (11,1%).

Também apresentaram crescimento da média São Paulo (9,8%), Pernambuco (7,9%), Amazonas (7,5%) e Minas Gerais (6,6%), considerando o período semestral.

Segundo o IBGE, trata-se de regiões com plantas industriais dedicadas à produção de bens capitais e de bens de consumo duráveis, bem com "elevada produção de commodities exportadoras", confirmando o padrão de crescimento da produção industrial observado ao longo deste ano.

Um exemplo desse fenômeno é o Estado capixaba, "campeão" de crescimento no semestre: a indústria local foi puxada principalmente pelo setor extrativo, com destaque para os itens gás natural e minério de ferro. Na indústria de transformação, a metalurgia básica e o ramo de alimentos e bebidas puxaram o incremento da produção local.

No primeiro ramo, o instituto aponta para a expansão da fabricação de lingotes, blocos tarugos e placas de aço, enquanto no segundo, houve um importante aumento na produção de bombos e chocolates em barra.

Em São Paulo, mais importante região industrial do país, o IBGE detectou crescimento da produção em 17 ramos, com destaque para veículos automotores; material eletrônico e equipamentos de comunicações máquinas e equipamentos; máquinas, aparelhos e materiais elétricos; e produtos químicos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175310/visualizar/