Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Agosto de 2008 às 12:21

    Imprimir


Violência contra gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros é freqüentemente noticiada. Mesmo estando em uma sociedade democrática, muitos indivíduos ainda não conseguiram o direito a princípios constitucionais básicos e são vistos como doentes, criminosos ou pecadores. A Constituição de 1988, em seu Art. 5º, diz “que todos os cidadãos são iguais, sem distinção de qualquer natureza”.

Para trabalhar a conscientização social e combater o preconceito aos homossexuais de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgênero-GLBT, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), criou o Centro de Referência GLBT de Combate a Homofobia.

Passando a apoiar as diversas manifestações culturais do gênero, o Centro de Referência de Combate a Homofobia organizou neste ano a 1° Conferência Mato-grossensse de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais. Com o tema “Direitos Humanos e Políticas Públicas: o caminho para garantir cidadania GLBT, o evento reuniu no mês de maio diversos segmentos do estado para discutir o cenário mato-grossense e as novas políticas que serão implementadas.

O Centro de Referência GLBT de Combate a Homofobia oferece atendimento nas áreas jurídica, psicológica e de assistência social à população Gay, Lésbica, Bissexual, Travesti, Transgênero - GLBT, e à população em geral, em prol da cidadania, da igualdade e da eqüidade de direitos a todos os cidadãos vítimas de discriminação e preconceito, por orientação sexual. O programa busca também capacitação de profissionais e representantes do movimento homossexual que atuam na defesa de direitos humanos e o apoio a projetos de fortalecimento de instituições públicas e não-governamentais.

Apesar de buscar apoio em diversas esferas, os representantes do Centro acreditam que somente a aprovação de Leis não é garantia de eficácia na luta desse movimento social. “É necessário a aproximação, articulação e constituição de parcerias com demais movimentos sociais que pautam suas ações pela defesa dos direitos humanos, como também a mobilização de entidades de defesa e promoção da cidadania GLBT, militantes e educadores para capacitar e sensibilizar o Judiciário, parlamentares, gestores públicos e toda população”.

Centro de Referência GLBT de Combate a Homofobia

Endereço:Rua Baltazar Navarros, 567- Bairro Bandeirantes

CEP. 78010-130, Cuiabá–MT (Antiga sede da Prosol).

Telefone: 3613-9936

Atendimento: 8h30 às 12h (matutino) e 13h30 às 18h (vespertino) de segunda a sexta-feira.

Endereço eletrônico: centroreferencia@seguranca.mt.gov.br





Fonte: Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175387/visualizar/