Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 04 de Agosto de 2008 às 18:11

    Imprimir


Aumentar a conscientização sobre a necessidade e importância de apoiar a mulher durante a amamentação. Com esse objetivo, a Semana Mundial da Amamentação, que acontecerá do dia 1° ao dia 7 de agosto, abordará o tema “Amamentação: participe e apóie a mulher”.

A abertura da campanha ficará por conta de um evento na Fiocruz. Nesse ano, é a atriz Dira Paes quem aparece nos folders de divulgação, amamentando o filho Inácio, com a mãe, Dona Flor, ao lado.

Já no dia 6, a Gerência da Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), promoverá um seminário sobre o tema. O setor é responsável pelo Programa de Incentivo ao Aleitamento nos 92 municípios fluminenses.

Direcionado a profissionais de saúde, o evento acontecerá das 9h às 13h, no auditório do 10º andar da sede da secretaria.

Ao longo da semana, todos os municípios do estado também promoverão eventos, com o apoio da Sesdec. Pesquisas mostram que, no Brasil, sete mil mortes de bebês até o primeiro ano de vida poderiam ser evitadas com a amamentação.

Por isso, o incentivo à amamentação faz parte dos programas de atenção básica, uma das prioridades de gestão da secretaria, que capacita, anualmente, cerca de cem multiplicadores voluntários. Após o curso, eles voltam às cidades de origem divulgando a importância da amamentação.

Além disso, a Sesdec avalia as unidades de saúde que receberão o certificado de Hospital Amigo da Criança e acompanha processos de implantação dos bancos de leite.

O Corpo de Bombeiros também desenvolve um trabalho importante de incentivo à amamentação. Desde 1999, bombeiros auxiliares de enfermagem coletam leite materno nas casas de doadoras voluntárias.

É o programa Bombeiro Amigo do Peito, realizado em parceria com o Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, para onde o material é levado e redistribuído às maternidades públicas. Três viaturas e 21 profissionais participam do projeto.

Inúmeros são os benefícios do leite materno para a mãe e o bebê. Ele é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que os pequenos precisam para o crescimento e desenvolvimento e, por isso, é insubstituível.

A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças e, à mãe, menos chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, pela diminuição do sangramento pós-parto, além de contribuir para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez.

Já o ato de sugar é importante para a respiração da criança e auxilia no desenvolvimento da face, da dentição e da fala. Além da saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.





Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175459/visualizar/