Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 15 de Julho de 2008 às 09:57
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Candidatos que integram a "lista suja" do Tribunal de Contas do Estado (TCE) podem suspirar aliviados quanto ao projeto que visa barrar os concorrentes de disputar o pleito deste ano. Já que o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), vetou o projeto, que agora nem deverá ser examinado pelo Congresso Nacional. Alguns já comemoram o posicionamento do peemedebista. O senador alega que os termos da proposta equiparam-se a "um linchamento individual", ao tornar inelegível os candidatos condenados em primeira ou única instância.

Contrário à idéia, o parlamentar rechaçou críticas à proposta, para quem é inquisidora. "Aí é a inquisição, aliás, é mais do que inquisição, porque a inquisição era uma decisão do tribunal". Jucá não descarta, porém, a possibilidade do governo assumir, no próximo ano, a paternidade de medidas para moralizar as eleições, como parte de um pacote encabeçado pela reforma política. "A reforma política precisa ser feita, mudando as regras das eleições e aí você pode endurecer as regras da inelegibilidade, mas endurecer dentro de um mecanismo lógico e justo, que tenha direito de defesa".

Ele argumenta ainda que não se pode simplesmente transferir a um juizado de primeiro grau a discussão de alguém ficar inelegível, cassar ou não o mandato. "Quer dizer, seria muita fragilidade, o caminho não é este, não é fragilizar o mandato popular", completou.





Fonte: RD News/AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/176720/visualizar/