Novos dados sobre desmatamento serão divulgados amanhã
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que vai divulgar nesta terça-feira (15) o total de áreas devastadas registrado no mês de maio e os dados do satélite serão acompanhados de informações detalhadas sobre os registros de devastação da floresta. O instituto decidiu responder com dados às críticas e aos questionamentos sobre a medição mensal do desmatamento da Amazônia pelo Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter) que, inclusive, levou o governador Blairo Maggi questionar os dados divulgados pelo Inpe e solicitar a revisão dos números de desmatamento em Mato Grosso.
De acordo com o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, a análise vai resultar em informações cerca de 60 vezes mais detalhadas sobre alertas de desmatamento, tanto no que se refere a corte raso, remoção total da floresta, quanto à remoção parcial, que o instituto chama de desmatamento progressivo, e é algo que está em andamento.
O sistema Deter, que produz informações mensais sobre o abate de árvores, só capta grandes áreas de devastação e indica áreas totalmente desmatadas ou em processo de degradação. Essas últimas não são contabilizadas nas taxas anuais, captadas entre agosto de um ano e julho do ano seguinte e medidas pelo sistema Prodes, considerado mais preciso.
Comentários