Na espontânea, tucano tem 10 pontos de frente
Wilson Santos já impõe 10,3 pontos percentuais sobre Walter Rabello na pesquisa espontânea - situação em que o entrevistado escolhe o seu candidato de preferência, sem auxílio de uma lista. Os pesquisadores do instituto Mark, no trabalho de campo feito nos últimos dias 12 e 13, fizeram a seguinte pergunta: "Em quem o sr(a) votaria para prefeito se as eleições fossem hoje?". Nada menos que 36,9% disseram que ainda estão indecisos. Já 2,4% revelaram que votariam em branco ou nulo.
O nome do prefeito cuiabano foi mencionado por 31,8%, o que o coloca em primeiro lugar. Num comparativo com a pesquisa de maio, o tucano subiu 8,3%. O segundo preferido é o candidato do PP, ex-deputado Rabello, com 21,5%. Ele também apresenta melhor desempenho. Ganhou 2,5 pontos percentuais.
Os outros estão mais atrás. Valtenir Pereira, que disputa o Palácio Alencastro pelo PSB, é o nome preferido por 3,7%. Mauro Mendes, que concorre ao pleito pelo Partido da República, detém 2,4% das intenções de voto.
Outros nomes que líderes políticos que não são candidatos aparecem na pesquisa espontânea, como do presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo (PR), com 0,6%, e a ex-vice-governadora Iraci França (DEM). Os dois chegaram a ensaiar candidatura majoritária. Sérgio desistiu por falta de apoio da cúpula regional do PR, que lançou Mendes. Iraci só ficou no balão-de-ensaio com o DEM, que indicou a arquiteta Ana Rita como candidata a vice-prefeita na chapa de Rabello.
Também são citados por 0,1% do eleitorado o deputado petista Alexandre Cesar, derrotado a prefeito em 2004, e o procurador da Fazenda Nacional, Mauro Cesar Lara, que entrou na disputa neste ano pelo Psol.
Comentários