Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 12 de Julho de 2008 às 15:16

    Imprimir


A família Pinheiro de Cuiabá, que marcou posição na política a partir de Emanuel Pinheiro da Silva, que na década de 1960 foi deputado e presidente da Assembléia duas vezes e também federal, está dividida agora entre 3 candidaturas a prefeito. Uns apóiam Walter Rabello (PP), outros estão com Mauro Mendes (PR) e um outro grupo da família fechou adesão ao nome do prefeito Wilson Santos (PSDB), que busca um novo mandato.

O ex-vereador cuiabano e ex-deputado Emanuel Pinheiro é hoje secretário-geral da Executiva Estadual do PR e está com Mendes. Já Celcita Pinheiro, esposa do ex-senador Jonas Pinheiro (já falecido), está no palanque do prefeito Santos. O filho de Celcita, Giorgio Pinheiro, é candidato a vereador pelo DEM numa coligação em apoio a Rabello. Também faz campanha para o candidato do PP o advogado Antônio Pinheiro Espósito.

Emanuel Pinheiro da Silva foi assassinado 1964, na região de Chapada dos Guimarães. À época ele estava em campanha à reeleição para deputado federal. Com a morte do primo, surge na vida pública Benedito Márcio Pinheiro, eleito em 76 vereador mais votado por Cuiabá, inclusive com o slogan "Nasce um novo Pinheiro".

Em 82, entra na militância política o médico-veterinário Jonas Pinheiro, que cuidava da fazenda Brilhante, em Jaciara, do primo Emanuel Pinheiro. Jonas vem a ser deputado federal por 2 mandatos e senador também por duas legislaturas. Faleceu neste ano. Outro que veio a perpetuar os Pinheiro na política é o hoje prefessor Emanuel Pinheiro, que foi vereador por 2 mandatos, deputado estadual e em 2000 concorreu e perdeu a disputa para prefeito de Cuiabá.

Depois, aparece Celcita Rosa da Silva que, ao se casar com Jonas, resistiu à idéia de incluir o sobrenome Pinheiro porque sua família era do antigo PSD, enquanto o marido pertencia à velha UDN.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/176900/visualizar/