Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 12 de Julho de 2008 às 12:13

    Imprimir


O médico e ex-prefeito de Juscimeira (a 161 km ao Sul de Cuiabá), Francisco Bezerra (PMDB), primo do deputado federal Carlos Bezerra, resolveu encarar nova disputa à sucessão municipal. Há, porém, no caminho do peemedebista uma grande barreira jurídica. Ele foi condenado a 5 anos de inegebilidade. Se viu obrigado também a devolver ao erário 80 salários de gestor municipal (hoje R$ 5,5 mil mensais), o que chegaria a R$ 440 mil devido a atos de improbidade administrativa.

Prefeito de Juscimeira de 92 a 96, Francisco Bezerra teve as contas do exercício de 96 rejeitadas pelo TCE, que apontou 70 irregularidades. Os aliados do peemedebista asseguram que ele não figura mais na lista dos inelegíveis porque o TCE só considera as pendências e processos dos últimos 5 anos. Já para o Ministério Público Eleitoral e também na avaliação dos adversários, a situação não é bem dessa forma. Um pedido de impugnação de registro contra o primo do cacique Bezerra já está sendo preparada.

Francisco Bezerra, que em 2004 entrou na disputa e, faltando 20 dias para abertura das urnas desistiu e lançou o filho Francisco Júnior, escolheu para o pleito deste ano como vice de sua chapa o pecuarista Eli Fonseca (DEM). Ele tenta voltar à condição de prefeito num embate contra o empresário Chiquinho do Posto (PR) e Moisés da Farmácia (PSB). Empresário do ramo de combustíveis, Chiquinho foi vereador por Itiquira e concorre à sucessão municipal em Juscimeira com chapa pura. O seu companheiro na majoritária é Daniel Barbosa, primeiro prefeito eleito do município, em 1982. Já Moisés apresenta como candidato a vice Adeir, do Conselho Tutelar (PSDB).

Neutralidade

O prefeito Dener Araújo Chaves (DEM), que começou a recuperar sua popularidade, disse que vai ficar neutro no processo eleitoral, após abandonar o projeto de reeleição. "Ficando neutro vou ter tranquilidade para tocar a administração. Quero o melhor para Juscimeira e que vença o que apresentar as melhores propostas".

Embora o DEM esteja no arco de alianças em apoio ao peemedebista Francisco Bezerra, o prefeito pondera que, nesse caso, "a administração está acima das questões políticas do embate eleitoral". Segundo Dener, para tirar o município da ingovernabilidade administrativa, por causa de problemas herdados de gestões anteriores, é necessário que todos líderes políticos e segmentos sociais façam um "Pacto por Juscimeira", no sentido de unir forças.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/176920/visualizar/