Justiça multa candidato por propaganda antecipada no Orkut
A página no Orkut do estudante universitário Evandro Stein, 27, rendeu R$ 21.280 de multa por propaganda antecipada. Ele concorre pelo PP à Câmara de Blumenau (160 km de Florianópolis).
Stein registrou "Evandro 2008" no começo do ano como sua identificação de usuário no site de relacionamentos. Para o promotor eleitoral Flávio Duarte de Souza, o ato foi propaganda antecipada, já que as campanhas só poderiam começar em 6 de julho.
Uma foto com o ex-governador catarinense Esperidião Amin, a principal liderança do PP no Estado, também foi considerada como propaganda antecipada. Para Souza, a imagem foi publicada para apresentar uma suposta influência política do candidato.
Para subsidiar a representação à Justiça Eleitoral, o promotor também se baseou na troca de recados do candidato com amigos, que se referiam a ele como "candidato" ou "vereador".
O candidato afirma que o nome de usuário "Evandro 2008" era uma referência ao "bom momento de sua vida", o que inclui a candidatura e a formatura no curso de publicidade e propaganda. Stein, que recorre da multa, também contesta a interpretação sobre a publicação da foto com Amin. Diz que somente exerceu sua "liberdade de expressão".
Já as mensagens que citavam as eleições, afirma o candidato, eram apenas "brincadeiras de amigos" que sabiam do lançamento da candidatura.
A página no Orkut foi reformulada após notificação da Justiça Eleitoral. As comunidades "Fora Lula" e "Comunistas, Cuba os espera" estão entre as poucas referências atuais à política.

Comentários