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Politica Brasil
Terça - 08 de Julho de 2008 às 19:40
Por: Edina Araújo/Fabricio Salomão

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A empresa Genius Publicidade. Com, pertencente ao empresário Luiz Gonzaga Rodrigues Júnior, uma das responsáveis hoje, pela conta publicitária da prefeitura de Cuiabá, será também a agência que vai cuidar da campanha de reeleição do prefeito Wilson Santos (PSDB).

A decisão reacende as discussões sobre a estranha ligação entre a agência e o tucano Wilson Santos. Já que em agosto de 2005, a mesma agência foi acusada de ter conhecimento do resultado do processo licitatório antes de serem abertas as propostas de outras agências. A denúncia foi reportagem de capa no Jornal “A Gazeta” de 25 de agosto daquele ano.

“O prefeito Wilson Santos anunciou ontem o que a agência de publicidade Genius já sabia há 10 dias: a empresa foi uma das vencedoras da licitação da Prefeitura de Cuiabá para cuidar da conta de comunicação do município no valor de R$ 1,8 milhão”, afirmou o texto da reportagem. A matéria questionava se o fato era “Fraude ou poder de previsão”, já que na época, a Genius publicou anúncio na revista de circulação nacional About, enfatizando suas conquistas em 2005 e entre elas destacou a conta da Prefeitura da Capital. Ocorre que o resultado oficial da licitação era posterior a data de circulação da revista (15 a 21 de agosto) - o que significa que ela foi impressa antes disso.

O prefeito Wilson Santos está repetindo o que já fez na eleição de 2004, com a empresa goiana Petit. Ela, que ficou em segundo lugar na licitação, foi quem fez a campanha política do então candidato.

Questionado na oportunidade sobre o assunto, o prefeito citou que a vitória da Petit foi uma coisa normal, apesar de a empresa ter feito sua campanha. Negou favorecimento e frisou que o processo foi lícito e que qualquer um poderia ter ganho.

Propaganda – Publicidade sempre foi um assunto que sempre gerou muita polêmica na gestão Wilson Santos. Isso porque a prefeitura de Cuiabá vem aumentando anualmente os valores de custo de propaganda e marketing institucional. Os relatórios de execução orçamentária dos últimos três anos indicam despesas crescentes e atualizações de valores do orçamento da secretaria municipal de Comunicação Social (Secom).

Em 2007, por exemplo, a Lei Orçamentária Anual (LOA) da prefeitura – aprovada pela Câmara Municipal – destinava pouco mais de R$ 1,5 milhões para a Secom. No entanto, mais tarde este valor precisou ser revisado, por meio de decreto do Executivo, pois em abril o município já havia ultrapassado a dotação inicial em 221,39%, gastando cerca de R$ 3,6 milhões em apenas quatro meses. Depois do decreto, o orçamento com publicidade e propaganda foi atualizado em aproximadamente 548%, chegando a R$ 8.747.925,00. Segundo o vereador Lúdio Cabral, este montante representa metade de toda arrecadação anual da Prefeitura com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Nos anos anteriores, a situação não foi diferente na administração Wilson Santos (PSDB). No primeiro ano de gestão, foram gastos com divulgação institucional R$ 2,4 milhões depois da atualização do orçamento, mas a LOA daquele ano previa valores iniciais de R$ 1.560.000,00. Em 2006, os R$ 2 milhões iniciais subiram para pouco mais de R$ 6,5 milhões – acréscimo de pelo menos 325%. Em outubro do ano passado, o vereador Lúdio Cabral (PT) chegou a solicitar a criação de uma CPI da Secom para investigar os motivos dessas oscilações. A comissão, entretanto, não vingou.





Fonte: VG Notícias

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