Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 08 de Julho de 2008 às 18:51
Por: Ivan Pereira

    Imprimir


Com um pouco mais de 38 mil habitantes, Juína (735 km de Cuiabá), tem apenas 26 anos. Já passaram pela prefeitura local somente quatro prefeitos. Nas eleições municipais deste ano, aconteceu hoje (8) um fato inédito. Os três candidatos Altir Peruzzo (PT), Mano da Jumbo (PDT) e Genésio Böer (PTB), se reúnem num ato democrático para discutir o rumo da campanha eleitoral. Eles querem saber da justiça o que pode ser feito para disputar o pleito sem problemas.

Antes de sentar com a Promotora Eleitoral, os candidatos conversaram em uma lanchonete para discutir as propostas a serem levadas a justiça. Eles discutiram e decidiram, por exemplo, que nenhum dos candidatos pinte muros com propaganda política. “Isso só suja a cidade e os partidos não tem dinheiro para isso”, concordou ambos com a idéia.

Após esse primeiro contato, os candidatos se encontraram no Ministério Público com a Promotora Eleitoral, Fabiana da Costa e Silva. A promotora foi enfática em dizer que as leis serão cumpridas com rigor. “Se algo puder ser mudado, eu vou levar ao conhecimento do juiz eleitoral”, destacou.

A promotora informou que em lugares com aglomeração de pessoas, como igrejas, escolas, feiras entre outros não podem ser feito campanha, como a distribuição de “santinhos”. “Para isso existem os comícios e as reuniões que vocês podem fazer”, disse.

De acordo com Fabiana, os candidatos não podem transportar eleitores para comícios, e que ainda os mesmos, não podem contratar shows, nem executar musicas durante os eventos políticos. “O candidato só pode usar os jingles da campanha”, informou.

Os candidatos pediram a promotora autorização para visitarem os comércios e fazer a entrega de “santinhos” em festas, porém, foram informados que no comércio fica proibida a visita de candidatos em campanha. “Vocês até podem se reunir com os funcionários antes da abertura da empresa, mas em funcionamento é vetado”, enfatizou Fabiana, afirmando que em relação à campanha em festas, levaria ao conhecimento do juiz eleitoral.

Nesta terça feira (08), foi divulgada a homologação dos candidatos que disputam à prefeitura municipal. Os três têm muita coisa em comum. Nasceram em cidades diferentes, porém, são Catarinenses. Se não bastasse, dois torcem para o Internacional, um é santista. Coincidências a parte, as idéias e propostas devem ser diferentes e serão analisadas com critérios pelos eleitores juinenses.





Fonte: De Juína

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177168/visualizar/