Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 08 de Julho de 2008 às 18:39
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Chica Nunes (PSDB) se vê numa situação extremamente delicada, tanto do ponto de vista político quanto jurídico, mas, por outro lado, conta com apoio dos seus colegas deputados, que têm autonomia para arquivar processos que pesam contra a tucana. Várias ações contra outros parlamentares foram interrompidas pelo Tribunal de Justiça, que depende da autorização da Assembléia para dar seguimento aos trâmites.

Ex-vereadora por Cuiabá, Chica teve o mandato de deputada estadual cassada pelo TRE, sob acusação de compra de votos nas eleições de 2006. Recorreu ao TSE e se mantém no posto até julgamento do mérito por força de uma liminar. Além disso, a ex-presidente da Câmara Municipal enfrenta um outro problema e de maior gravidade: acusação de envolvimento num rombo de quase R$ 7 milhões no período em que comandou o Legislativo cuiabano. A Delegacia Fazendária, que investigou o caso, pediu até a prisão de Chica, que usufrui de foro privilegiado.

A situação da deputada é até mais delicada do que a do primeiro-secretário da Assembléia, deputado José Riva (PP), que vem conseguindo contornar os mais de 40 processos na Justiça. A qualquer momento, o TSE pode, no mérito, cassar Chica. Nesse caso, ela perderia o foro privilegiado.

Chica usou a Câmara como trampolim para chegar à Assembléia. Agora começa a assistir o declínio de sua popularidade e prestígio, o que sinaliza para sua "morte" na vida pública. Ela já foi indiciada no inquérito policial por vários crimes, como formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica, falsificação de documento público e particular e coação de testemunhas. Como tem a prerrogativa do cargo de parlamentar, o processo será julgamento em segundo instância, ou seja, pelo Tribunal de Justiça, após parecer do Ministério Público Estadual. Depois, para dar andamento precisará do crivo dos deputados. Até hoje, a Assembléia nunca permitiu que um de seus integrantes, no exercício do cargo, viesse a ser processado.

Enquanto isso, Chica Nunes se vê retraída. Vai pouco às sessões ordinárias e evita a impresnsa. Está apreensiva e se movimenta nos bastidores na esperança de sair do olho de furacão e conviver com dias melhores.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177169/visualizar/