Visita Técnica de Algodão acontecerá amanhã em Lucas do Rio Verde
Pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, estarão amanhã (9) no município de Lucas do Rio de Verde (localizado há 350 quilômetros de capital mato-grossense, Cuiabá) para difundir informações pontuais sobre a próxima safra de algodão. Cultivares, fertilidade e doenças são os principais assuntos apresentados pelos pesquisadores na Visita Técnica de Algodão.
A novidade da visita é o lançamento pré-comercial de três variedades de algodão da Fundação MT - FMT 523, FMT 705 e FMT 707. Além destas, será lançada também a versão melhorada da FMT 701. As novas cultivares apresentam excelente qualidade de fibra, alto potencial produtivo e resistência às principais doenças do algodoeiro. A FMT 705 e FMT 707, por exemplo, são resistentes à ramularia e aos nematóides do algodoeiro.“Elas darão segurança e sustentabilidade aos cotonicultores”, destaca Paulo Aguiar, gestor do Programa de Melhoramento Genético de Algodão da Fundação MT.
Outro assunto debatido na Visita Técnica de Algodão é sobre fertilizantes. Leandro Zancanaro, gestor do Programa de Monitoramento e Adubação da Fundação MT, relata exemplos de produtores que conseguiram otimizar o uso de fertilizantes e o reflexo disso na redução de custo de produção. “Não há receita pronta. Cada caso é um caso. A produtividade depende de vários fatores, um deles, é a adubação”, informa o pesquisador.
Resultados preliminares das doenças do algodoeiro serão mostrados pelo pesquisador do setor de Proteção de Plantas da Fundação MT, Fabiano Siqueri. Dados de produtividade da variedade de algodão mais plantada em Mato Grosso, a FMT 701, serão apresentados por Paulo Aguiar.
Evento – A entrada para participar da Visita Técnica de Algodão é gratuita. A programação começa às 07h30. Primeiro, os pesquisadores fazem as apresentações e no segundo momento, os participantes visitam as lavouras de algodão. Em Lucas do Rio Verde, a visita acontecerá na Fazenda Guimarães. Sexta-feira (11), a equipe técnica estará na Fazenda Morro Azul, situada em Campo Novo do Parecis. O encerramento da Visita Técnica de Algodão acontecerá sábado (12) em Sapezal na Fazenda Planorte.

Comentários