Alexandre Cesar quer prevenção bucal nas escolas
As estimativas apontam que o contingente de desdentados no Brasil ultrapasse 50 milhões de pessoas. O problema, que afeta diretamente a auto-estima e a qualidade de vida, revela que poucos têm acesso a serviços odontológicos, sejam públicos ou particulares. Mas para reduzir o índice de dentes cariados, obturados e perdidos, o deputado estadual Alexandre Cesar (PT) aponta a prevenção como o caminho, através do projeto de Lei nº 428/2008, que dispõe sobre a implantação do programa "Sorria MT" no âmbito das escolas estaduais de Mato Grosso.
A proposta de Alexandre Cesar é desenvolver nas escolas estaduais o continuo aprimoramento de higiene bucal, a diminuição da cárie pela higienização ensinada e o acompanhamento da prevenção bucal. Para cumprir a Lei, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Saúde deverão adotar ações conjuntas. A matéria deverá ser regulamentada pelo Executivo Estadual.
"O programa Sorria MT procurará abordar aspectos de prevenção da saúde bucal aliada à educação. Mato Grosso seria o primeiro Estado brasileiro a institucionalizar a prevenção odontológica com a adoção deste programa. A prevenção, talvez seja a única saída para uma melhoria da saúde bucal pelo seu baixo custo. Países que adotam projetos semelhantes têm excelentes resultados", explica o parlamentar.
A iniciativa aponta que, para atingir os objetivos e metas do programa Sorria MT, o Estado de Mato Grosso poderá celebrar parcerias com municípios, ONGs e empresas privadas. Já as despesas para a execução da Lei, correrão por conta de dotações financeiras próprias. "O projeto assiste a população desfavorecida economicamente, a qual apresenta os maiores índices de problemas odontológicos. É preciso mudar a odontologia social no Brasil, atacando as causas e não tentando resolver as conseqüências como sempre aconteceu", diz Alexandre Cesar.
Comentários