Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 01 de Julho de 2008 às 10:01

    Imprimir


A Defesa Civil divulgou ontem que a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30% nesta terça-feira. A indicação do mínimo para uma vida saudável é de 60%. Por isso são desaconselháveis atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17h, especialmente entre as 14 e 16h, período do dia em que a umidade fica ainda mais baixa. O coordenador da Policlínica do CPA 1, Jorge de Figueiredo, indica que é muito importante a ingestão de líquido para não ocorrer a desidratação.

Nessa época é importante combater o tempo seco também com bacias de água espalhadas pela casa. No caso de ocorrência de sangramento nasal a orientação do médico é que sejam colocadas entre 3 e 4 gotas de soro fisiológico para evitar o ressecamento. O ideal é usar roupa leve.

Mesmo com todos esses cuidados Figueiredo lembra que sempre há um aumento de 30% de pacientes que dão entradas nas unidades de saúde da Capital por problemas respiratórios. Isso representa um total de 6900 pessoas no caso do pronto-socorro, que atende mensalmente 23 mil pessoas normalmente.

Para os pacientes já propensos a problemas respiratórios que sofrem mais com o tempo seco e as constantes mudanças de temperatura, a recomendação é que procurem as unidades de saúde. Nesses casos, quando não é feito o tratamento adequado corre-se o risco de desenvolver uma bronquite asmática e até pneumonia. "Todas as policlínicas e o PS estão preparados para atender a casos de problemas respiratórios". (AN)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177527/visualizar/