Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Junho de 2008 às 22:55
Por: Patrícia Alcântara

    Imprimir


Com o objetivo de fomentar esta idéia, o Instituto Cultura América (Inca) tem realizado uma série de eventos que fomentam a capacitação de profissionais do meio audiovisual do estado. Dentro desta proposta, foi promovida a Oficina de Direção de Fotografia realizada no laboratório de audiovisual do Centro Universitário Unirondon. O curso encerrado neste último sábado, teve a carga horária de 20 horas e foi ministrado pelo mestre com formação no Instituto Estatal de Cinema da Rússia, Alziro Barbosa.

Barbosa, cujo trabalho foi premiado em importantes eventos como o Festival de Gramado, apresentou aos 35 participantes fundamentos para a compreensão de conceitos de iluminação, cor e movimento de câmera. O ministrante também apresentou diversas estratégias que o diretor de fotografia dispõe durante as filmagens e gravações para se adequar as necessidades da produção, independente de sua estrutura - ou a falta dela.

Um dos pontos que mais chamou a atenção foi o número de participantes. "O número de inscritos foi muito superior às vagas disponíveis, tanto que tivemos que aumentá-las.", explica o diretor de programação, Diego Baraldi. Não foram apenas os profissionais já atuantes no mercado audiovisual que se aventuraram na oficina.

O engenheiro elétrico Edward Figueiredo, aprendeu a gostar de cinema com o pai e hoje busca fazer cursos na área. "Aqui no estado são poucas as oportunidades para qualificação dos profissionais. Então, iniciativas como essa são sempre bem vindas", completa.

Alziro Barbosa comentou que tem encontrado grande procura em cursos pelos mais diversos estados do país. "Em todos os lugares que eu dou a oficina, sempre tem um corum muito grande. Então, percebe-se que existe uma demanda que precisa ser atendida. No Brasil nós já temos acesso à tecnologia, agora falta à informação. Nós não temos um instituto de cinema, as academias não formam profissionais completos. Eles são mais teóricos do que práticos."

A iniciativa também foi aproveitada por alunos dos cursos de Comunicação Social das universidades de Mato Grosso. "Gostei bastante, porque a metodologia do professor é muito didática. É difícil um curso desse nível e ainda de graça em Cuiabá", relata o aluno do 8º semestre de Publicidade e Propaganda da Unirondon, Rafael de Carvalho, que deseja seguir a carreira de Diretor. Além do apoio da Universidade, a oficina contou também com o auxílio da produtora Lamiré e do Sebrae MT.

OUTRAS INICIATIVAS - A Oficina de Direção de Fotografia faz parte de uma série de atividades desenvolvidas há alguns anos pelo Inca objetivando trazer o audiovisual para o debate cotidiano e apresentar as produções audiovisuais mato-grossense.

Dando continuidade ao trabalho de resgate histórico da memória do povo mato-grossense, foi realizado de 23 a 27 de junho um evento em comemoração aos '100 Anos de Cinema' em Cuiabá: da primeira exibição à contemporaneidade'. Durante a semana, os visitantes do Arquivo Público de Mato Grosso puderam conferir exposições de fotos, equipamentos, cartazes de filmes, e palestras com intuito de reconstituir vários períodos do cinema em Mato Grosso. Também foram exibidos filmes produzidos em Mato Grosso. "Para muitos, essa foi a primeira chance de assistir às produções locais", destaca Diego Baraldi.

Outro evento programado é a Oficina de Realização de Vídeo Documentário, que deve ser realizada em agosto. O ministrante escolhido foi Jorge Guedes, produtor da Cinegrama Filmes e das Oficinas Kinoforum.





Fonte: Inca

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177567/visualizar/