Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 30 de Junho de 2008 às 13:32
Por: Laryssa Borges/Direto de Brasí

    Imprimir


A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de 58%, segundo informou a pesquisa CNI/Ibope. O valor representa o mesmo patamar verificado no último levantamento, realizado em março. A avaliação negativa da gestão Lula, por sua vez, subiu de 11% para 12%, mantendo-se dentro da margem de erro.

A aprovação do governo registrada hoje e na última pesquisa é o patamar mais elevado de todo o segundo mandato. Na primeira gestão Lula, o pico de aprovação foi em dezembro de 2006, com 57%, primeiros números após a reeleição.

A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) também mediu a aprovação do jeito que governa o presidente Lula, segundo a opinião da população. Os dados mostram que 72% aprovam a forma de governar do petista à frente do governo, enquanto outros 24% a avaliam negativamente.

Em uma escala de zero a dez, o governo atingiu nota 7, ou 0,1 a menos que a pesquisa feita em março deste ano.

Com oscilação de apenas um ponto percentual, o saldo de confiança no presidente Lula mantém-se no patamar de 68%, mesmo índice verificado em março. No mesmo cenário, 29% dos entrevistados não confiam no presidente Lula, diante de 28% em março. De acordo com a pesquisa, o saldo de confiança, na casa dos 39 pontos percentuais, é um dos mais elevados da série histórica, perdendo para março de 2008, com 40 pontos, e para junho de 2003, com 57 pontos.

A pesquisa CNI/Ibope registra uma pequena queda na percepção de que o atual mandato do presidente será melhor que o anterior. Dos entrevistados, 40% acreditam que a atual gestão será melhor - diante de 42% em março -, 38% acham que será igual ¿ frente a 41% na última pesquisa ¿ e 20% acham que o atual mandato será pior que o primeiro.

Quando questionados sobre a expectativa para este ano, prevalece o otimismo de que 2008 está sendo "muito bom" ou "bom". Em março, 81% tinham esta avaliação, e agora o valor passa para 80%. Ainda dentro da margem de erro, 20% opinaram na pesquisa que o ano está sendo "ruim" ou "muito ruim", diante de 18% no último levantamento do Ibope.

A pesquisa CNI/Ibope foi realizada entre os dias 20 a 23 de junho, com 2002 eleitores em 141 municípios situados nas cinco regiões do País. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177639/visualizar/