Quase 40% das bolsas do ProUni ficam ociosas
Trinta e nove porcento das bolsas de estudos que foram ofertadas no Programa Universidade para Todos (ProUni ) para o segundo semestre de 2008 ficaram ociosas. Segundo a Secretaria da Educação Superior (Sesu) do MEC, das 119.529 bolsas oferecidas para o segundo semestre deste ano, 46.623 não foram preeenchidas na primeira chamada do ProUni, divulgada no dia 18 de junho.
O principal problema para o não preenchimento das vagas, segundo o Ministério da Educação, é a renda familiar do candidato ser maior que a autorizada no programa (que é de três salários mínimos para bolsas de 50% e de um salário e meio para bolsas integrais) e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser menor que a exigida (45 pontos).
De acordo com a Sesu, do total de vagas ociosas no programa, 88% são bolsas adicionais (17.572) e complementares (23.677) de desconto de 25%, ofertadas pelas instituições sob critérios próprios, sem impacto sob a isenção fiscal do programa.
Segundo a Sesu, 2.676 (6%) das vagas não preenchidas são bolsas integrais, sendo que 2.610 são oferecidas na modalidade EAD. Os outros 6% são bolsas parciais de 50% e complementares de 25%. Ainda segundo a Sesu, a concentração das bolsas sem demanda encontram-se nos cursos de administração, ciências contábeis, pedagogia, turismo e economia.
Confirmação dos dados
Como o prazo de confirmação dos dados dos pré-selecionados na primeira chamada ainda não terminou, o número de bolsas ociosas ainda pode variar.
Os candidatos pré-selecionados têm até o dia 4 de julho para procurar a instituição de ensino em que se inscreveram para confirmar os dados informados no período de inscrição (como a questão da renda). Clique no link abaixo para consultar os selecionados:
1ª chamada do ProUni
Neste processo seletivo do ProUni, 208.181 candidatos se inscreveram para concorrer às 119.529 bolsas (45.198 integrais, 15.196 parciais e 28.882 adicionais -sem isenção de impostos para as instituições) que o ProUni oferece. Também são distribuídas 30.253 bolsas complementares de 25% do total da mensalidade. Mais informações podem ser obtidas no site www.mec.gov.br/prouni.
Os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada ainda têm chance no dia 14 de julho, quando serão divulgados os pré-selecionados em segunda chamada, e no dia 24 de julho, quando será anunciada a terceira chamada.
Comentários