Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 27 de Junho de 2008 às 17:49
Por: Sid Carneiro

    Imprimir


O Governo deverá efetuar sua presença social com a criação e manutenção de Centros de Recuperação de Dependentes Químicos em cidades que tenham mais de cem mil habitantes no Estado de Mato Grosso.

A proposta de autoria do deputado Sebastião Rezende (PR) foi apresentada ontem (26), durante sessão solene na Assembléia Legislativa para a entrega de Moções de Congratulações e de Louvor às entidades filantrópicas que atuam no tratamento de dependentes químicos. “Os Centros de Recuperação terão prioridade de implantação por parte do Poder Executivo nos municípios do Estado”, disse Rezende para uma platéia de representantes de instituições filantrópicas, além do secretário de Justiça e Segurança, Diógenes Curado, o promotor de Justiça, Marcos Machado e o juiz de Sinop, Manoel Guerra.

Ambos tiveram suas atuações reconhecidas por Sebastião Rezende que, lhes concedeu Moção de Louvor pela iniciativa de ajudar na recuperação de dependentes químicos. Na proposta de Rezende, o atendimento aos dependentes químicos será feito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto prevê ainda, a celebração de convênios firmados com as instituições particulares interessadas, universidades e prefeituras. De Acordo com Rezende, além o programa deve atender também os familiares dos dependentes químicos com apoio psicológico. O processo de adesão ao tratamento é voluntário, podendo o dependente químico abandoná-lo a qualquer tempo e hora. Os candidatos serão submetidos inicialmente, a uma avaliação através de psicólogos, terapeutas, assistentes sociais e psiquiatras.

Sebastião Rezende assegura que, as despesas dos Centros de Recuperação de Dependentes Químicos correrão por conta de dotações próprias consignadas no orçamento.

Com base em dados de pesquisas, divulgados pelo OBID – Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas, a região Centro-Oeste e Nordeste são campeãs no uso de drogas (exceto tabaco e álcool), angariando, respectivamente, 18,9 % e 29% das estatísticas. O Estado de Mato Grosso é rota de distribuição de psicotrópicos para outros Estados e Países.

Em estatística divulgada pelo OBID (2004), site oficial da Secretaria Nacional Antidrogas, revela-se que dentre os estudantes da Capital do Estado de Mato Grosso, 59,3% já tiveram contato com álcool, 18% com tabaco e 15% com solventes. “Ou seja, Cuiabá está em equivalência com os grandes centros nacionais no consumo de drogas”, avalia Rezende.

O Centro-Oeste é o segundo maior consumidor de Crack do país. “Não é uma estatística agradável para o Estado em progressivo desenvolvimento econômico”, afirmou o deputado.

A região Centro-Oeste ainda enfrenta um dos maiores percentuais de jovens viciados em tabagismo, cerca de 9% dos estudantes possuem o vício e são dependentes de tabaco. “Como agentes públicos, detentores de mandato, não podemos fazer vistas grossas a estes fatos”, disse o parlamentar.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177720/visualizar/