Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Junho de 2008 às 15:36

    Imprimir


Começa nesta sexta-feira (27) a entrega de geladeiras e lâmpadas em Tangará da Serra (245 km de Cuiabá) pelo projeto de Eficientização Energética em Comunidades de Baixa Renda da Cemat. Ao todo, serão entregues 211 refrigeradores e 633 lâmpadas fluorescentes com selo Procel/Inmetro, que atesta a economia e a eficiência dos equipamentos.

O projeto tem como objetivos reduzir o consumo de energia de famílias baixa renda, evitar a suspensão do fornecimento por falta de pagamento e a ligação clandestina, além de tirar de circulação equipamentos em mau estado de conservação, contribuindo assim para conservação do meio ambiente.

“As famílias beneficiadas deverão entregar o equipamento antigo para receber o novo”, explica o coordenador do projeto, Milton Ochiuto. A substituição de geladeiras e de lâmpadas incandescentes por fluorescentes pode significar redução de 15 a 50% no consumo de energia, o equivalente a uma economia de 30 a 80 kWh por mês, dependendo da situação de cada equipamento.

Segundo Milton Ochiuto, a economia é possível devido à utilização de tecnologia moderna nos refrigeradores. "As geladeiras entregues pela Cemat são mais econômicas porque possuem compressor e isolamento mais eficientes", destaca.

Outra inovação importante é o uso de outros tipos de gás refrigerante como, por exemplo, o gás R134a no lugar do R12, que contém CFC (clorofluorcarbono). Esse gás é prejudicial à natureza, pois contribui para a destruição da camada de ozônio, ou seja, além de reduzir o valor da conta de energia, a troca dos equipamentos beneficia também o meio ambiente. "A redução do consumo implica na redução da produção, refletindo conseqüentemente na diminuição dos impactos da geração de energia", comemora Milton.

Em todo o Estado, serão beneficiados 12 municípios (Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juina, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra, Santo Antônio de Leverger, Sinop e Várzea Grande) com a substituição de 4.382 geladeiras de 286 litros e a entrega de 13.146 lâmpadas fluorescentes de 20 watts. O investimento da Cemat é de R$ 3,5 milhões.

Entre os critérios para a seleção dos beneficiados estão: classificação do cliente como Baixa Renda; adimplência com a concessionária; ausência de indícios de fraude na unidade consumidora e geladeira em condições precárias. Além disso, ao receber o eletrodoméstico, o consumidor terá que assinar um termo de compromisso garantindo não executar ou permitir que ninguém execute qualquer espécie de procedimento irregular de medição do consumo.

O beneficiado também não pode vender, doar nem emprestar a geladeira por um prazo de 60 meses. Os refrigeradores velhos são recolhidos . A espuma usada no isolamento térmico do eletrodoméstico e o gás CFC têm destinação adequada, e o restante da geladeira é transformado em sucata.





Fonte: Assessoria de Imprensa Cemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177744/visualizar/