Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 27 de Junho de 2008 às 14:40
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


O governador Blairo Maggi irá a Cáceres neste sábado (28.06) para sancionar as novas Leis da Universidade do Estado de Mato Grosso, com os novos textos dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos técnicos e professores, assim como o projeto de alteração da Lei Complementar 30/93, de criação da Unemat.

As alterações na Lei 30 definem, entre outros aspectos, uma nova forma de financiamento da Universidade. Além do índice de 4,2% sobre a arrecadação de impostos estaduais como ICMS, IPVA e ITCD, inclui repasses de 1,2% oriundos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Imposto de Produtos Industrializados (IPI). Estabelece, também, o que é a fundação, suas finalidades, princípios e traz a inclusão do Conselho Curador e do Congresso Universitário como instâncias máximas de decisão na Instituição.

Os novos textos dos Planos de Carreiras (PCCS) de técnicos e professores prevêem maior investimento em recursos humanos. “É uma conquista muito grande para a Universidade, pois possibilitará a criação de condições adequadas para que nossos professores se dediquem às atividades de ensino, pesquisa e extensão. O reflexo direto desse investimento é a melhoria da qualidade de ensino e o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado de Mato Grosso”, explicou o reitor Taisir Karim.

Para os docentes, mestres e doutores, será ofertada a oportunidade de optar pelo regime de trabalho em Dedicação Exclusiva (DE), possibilitando, assim, mais tempo para que eles se dediquem às atividades de pesquisa e extensão. Para os técnicos, o plano traz reajustes nas perdas salariais para carreiras de apoio, agentes e técnicos, além de maior incentivo à qualificação profissional destes trabalhadores.

Agenda: em sua visita a Cáceres neste sábado, Blairo Maggi, vai participar também da inauguração de mais uma etapa da Vila Olímpica da cidade Universitária da Unemat, a partir das 9h. A nova estrutura comporta um segundo lance de arquibancadas, que abrigam vestiários para os atletas, além de uma cabine de imprensa.

A Vila Olímpica já conta com uma pista de atletismo e salto, piscina semi-olímpica, campo de futebol e arquibancadas e ginásio, este em fase de conclusão. O complexo poli-esportivo será utilizado por acadêmicos do curso de Educação Física da Unemat e pela comunidade externa para prática de atividade esportiva.





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177753/visualizar/