MPE entra com ação contra Mauro Mendes
O Ministério Público Eleitoral (MPE) interpôs no cartório da 1ª Zona Eleitoral, em Cuiabá, representação contra o pré-candidato do PR, Mauro Mendes, por propaganda extemporânea, através dos programas do partido em rádio e TV. Com isso, todos os principais concorrentes da sucessão municipal já foram alvos de ações similares.
De acordo com a representação formulada pelo promotor eleitoral João Augusto Veras Gadelha, Mauro Mendes teria se utilizado das inserções as quais o PR tem direito para se promover. Consta na ação que o empresário Mauro Mendes, cometeu irregularidade eleitoral por meio de inserções do partido veiculadas no dia 23 de junho, nos intervalos da telenovela “A Favorita”, transmitido pela emissora TV Centro América – afiliada da Rede Globo. Assegura ainda o promotor eleitoral que a propaganda fora de época também foi veiculada em outras emissoras da região “com o propósito dissimulado de obter autopromoção indevida”.
No processo Mauro é acusado de tentar influenciar no convencimento dos eleitores, o que evidencia a prática da quebra do equilíbrio da disputa entre os candidatos à prefeitura de Cuiabá. Destaca ainda a ação que o pré-candidato do PR desrespeitou a legislação eleitoral tentando promover assim “o vício à vontade livre e soberana dos cidadãos de forma irregular e antecipada”.
"O representado, na condição de pré-candidato a prefeito municipal, por meio de inserções (...) expôs seu nome, imagem e partido político, levando ao conhecimento geral sua candidatura, com o propósito, dissimulado, efetuando com isso, autopromoção indevida e propaganda eleitoral extemporânea, com o fito de influenciar no convencimento dos eleitores", diz trecho da representação.
O promotor cita ainda que, nas inserções, o PR é apresentado como o partido que tem o compromisso com o bem-estar das pessoas e com desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Essas deverão ser algumas das principais bandeiras da legenda na campanha municipal. Na representação, o promotor pede a suspensão da veiculação das peças publicitárias.
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