Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 08 de Junho de 2013 às 07:25

    Imprimir


 "Minha faculdade foi o mundo e minha escola foi a vida", disse o prefeito de Barão de Melgaço, Ribeiro Torres, ao demonstrar sua alegria em ter o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) como parceiro da administração municipal. O curso de Aquicultura em Barão está em fase final de implantação. As aulas terão início já em agosto deste ano.

 
 
Os diretores e professores do Instituto procuraram o prefeito justamente para pedir o apoio da Prefeitura na alimentação e transporte dos professores em contrapartida à implantação do curso que é integralmente custeado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os alunos, que não terão nenhuma despesa com a qualificação. 

 
 
"A prefeitura vai contribuir  com o transporte e alimentação dos professores. Nesta lição de casa nós teremos nota 10", enfatizou o prefeito. Ribeiro fez questão de destacar que educação e saúde serão áreas prioritárias na sua gestão.

 
 
O técnico em Aquicultura acompanha toda a cadeia produtiva de criação de peixes e de outros animais aquáticos em cativeiro. Cuida do manejo, da reprodução e da nutrição de peixes, jacarés, rãs e camarões. Aplica conhecimentos de tecnologia pesqueira para gerenciar as unidades de criação em tanques, açudes e lagoas e explorar seu potencial. Envolve-se em todas as tarefas do negócio de aquicultura ou piscicultura, até a industrialização, comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor, ao mesmo tempo em que procura minimizar os impactos da atividade sobre o meio ambiente.

 
 
Barão de Melgaço possui mais de 2 mil pescadores cadastrados na Associação.



O reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, acompanhado do deputado Valtenir Pereira (PSB/MT), também apresentaram para o prefeito Ribeiro Torres os recursos aportados pelo parlamentar para o Instituto com o objetivo de reativar o núcleo avançado de São de Vicente em Barão de Melgaço. A estrutura se encontra abandonada há quase 12 anos. De acordo com o reitor, a previsão é que no segundo semestre deste ano comecem as reformas em pelo menos um dos pavilhões para entrar em funcionamento em 2014.

 
 
"O deputado Valtenir aportou R$ 500 mil que serão investidos na reforma desta unidade. A expectativa é muito boa para que a unidade comece a funcionar no início de 2014. Os arranjos produtivos propostos nos cursos técnicos do Instituto vão proporcionar capacitação de mão de obra e mais desenvolvimento e arrecadação para o município", destacou Bispo.

 
 
Também participaram da reunião, assessores do deputado Valtenir Pereira, o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Odenilson,  o diretor de relações políticas e articulação do Instituto, Júlio César dos Santos, o diretor do Campus São Vicente, José Luiz Siqueira, a diretora do Campus Bela Vista, Suzana  e demais representantes da instituição, professora Silvana Pedrozo, professor Jose Roberto Lopes e professor Francioly Marcos Siqueira e professor Dorival. 

 
 
O grupo também visitou a sede da ONG Gritos da Terra, que ministra aulas de informática, inglês e espanhol e o barco escola. A ONG recebeu o Centro de Acesso à Tecnologia e Inclusão Social (CATIS) com equipamentos adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado Valtenir Pereira juntamente com os também deputados federais Pedro Henry e Eliene Lima. Cada Kits do CATIS é composto por 11 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, mesas para computador, cadeiras, rack, balcão, um aparelho de ar condicionado de 18 mil Btus, quadro branco, switch e modem/roteador, um nobreak e 10 estabilizadores.

 
 
O diretor de relações políticas e articulação do Instituto, Júlio César dos Santos, informou que o IFMT está estudando formas de realizar parcerias com a ONG de forma que possa levar educação à população de Barão de Melgaço e de toda a população das comunidades Pantaneiras, através do campus Bela Vista do IFMT.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17780/visualizar/