Maluf apresenta projeto que visa inibir violência virtual
O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) apresentouum projeto de lei que proíbe o acesso de crianças e adolescentes a programas informatizados que induzam ou estimulem a violência.
Conforme ressaltou o parlamentar, a realidade relaciona diretamente jogos e violência com a agressividade própria da adolescência, que aumenta com o estímulo oferecido por jogos eletrônicos.
De acordo com estudos a violência virtual é um dos principais fatores que contribuem para a crescente onda de criminalidade juvenil, uma vez que os equipamentos e programas eletrônicos estão cada vez mais substituindo os relacionamentos interpessoais.
Nos Estados Unidos a preocupação sobre os resultados reais da violência virtual estão em séria discussão. No estado de Massachusetts, uma discussão teve início para a aprovação de uma lei que propõe a criminalização da conduta de venda dos jogos violentos para crianças. A lei prevê que os jogos que trazem violência devem levar restrição por idade.
“É forte a intenção de que se torne conduta criminosa a venda desses jogos a crianças, da mesma forma que, atualmente nos Estados Unidos uma lei correspondente já proíbe a venda de pornografia aos menores”, disse o deputado.
Para Maluf este Projeto de Lei é de suma importância para que as crianças e adolescentes de hoje não sofram conseqüências mais graves futuramente. “Muitos casos envolvendo crianças e jovens com jogos de violência são noticiados com freqüência. O que queremos é pelo menos diminuir essas ocorrências e preservar esses jovens”, finalizou o deputado.
Comentários