Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 25 de Junho de 2008 às 21:32

    Imprimir


O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, visitará Mato Grosso nesta quinta-feira. O ministro vai assinar 31 documentos, entre Convênios, Avisos de Licitação e Protocolos de Intenção, com um investimento previsto de R$ 880 milhões no estado. Deste total, 27 documentos estão incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, como as obras de manutenção das BRs 364, 163, 174 e 158. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes – DNIT, Luiz Antônio Pagot, também acompanhará o minsitro durante a visita dele no estado.

O primeiro compromisso será a assinatura de convênio para construção da travessia urbana de Rondonópolis, a partir das 8h30. De lá, a comitiva seguirá para Cuiabá, onde serão assinados vários convênios no Palácio do Governo, previsto para às 11h. Serão firmados acordos para a pavimentação da BR-364, de Novo Mundo a Sapezal, e para a construção de travessias urbanas em Água Boa, Jaciara, Nobres, Sorriso e Sinop.

Alfredo Nascimento também dará a ordem de reinício da obra de pavimentação da BR-158, do km 324 ao 410, executada em convênio com a Secretaria de Estado de Infra-estrutura de Mato Grosso. Esta obra integra o PAC, assim como a pavimentação da BR-242, do entroncamento com a BR-158 até Querência, cujo protocolo de intenção também será assinado. De Cuiabá, o ministro viajará para Manaus (AM).

Pavimentação em concreto

Um dos editais assinados nesta quinta-feira (26), em Cuiabá, será para recuperação em "withetopping" do trecho de 27 km da BR-364 na Serra de São Vicente. A rodovia BR-364, que interliga a BR-163 e a MT-070 entre Cuiabá e Rondonópolis, é importante escoadouro da produção de grãos da região para o porto de Santos (SP) e de Paranaguá (PR).

A estrada já foi alvo de diversas obras de recuperação do pavimento flexível, mas devido às severas condições operacionais de rampas e temperaturas, e intenso fluxo de veículos pesados, chegando a mais de 5 mil caminhões por dia, terá como saída a aplicação da tecnologia "whitetopping" na recuperação do trecho existente.

O whitetopping

O "whitetopping" consiste na colocação de uma camada de concreto sobre o pavimento deteriorado, ampliando a vida útil e a capacidade de carga da rodovia, evitando remoção da capa de revestimento da rodovia já existente, que acaba servindo como base da nova estrada recuperada.

A manutenção e a durabilidade são iguais as de um pavimento de concreto novo, com todas as demais vantagens oferecidas por modernos métodos construtivos, que inclusive eliminam totalmente qualquer desconforto de rolamento dos pavimentos construídos no passado. Essa técnica vem sendo usada no Brasil há seis anos e é desenvolvida com apoio da Associação Brasileira de Cimento.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177999/visualizar/