Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 25 de Junho de 2008 às 10:10
Por: Maria Barbant

    Imprimir


Em uma semana os fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente apreenderam mais de uma tonelada de pescado irregular somente na Baixada Cuiabana. A última apreensão aconteceu na noite desta terça-feira (24.06), quando foram apreendidos 823 quilos de pescado irregular. O peixe estava vindo da Barra do Aricá, cerca de 30 quilômetros de Santo Antônio do Leverger, em três carros. Duas equipes da Coordenadoria de Pesca, composta por seis pessoas, estavam viajando para a região do São Lourenço, para uma operação de fiscalização, quando avistaram os veículos suspeitos.

No primeiro carro abordado além de Pacus fora de medida o pescador, que disse ser profissional, não tinha documentos. Além disso, o veículo não estava cadastrado na Sema e, transportava um excedente de pescado, mais de 200 quilos acima do autorizado na Guia de Transporte.

No segundo veículo, os fiscais apreenderam mais de 53 quilos de Pacu fora de medida e no terceiro mais de 100 quilos, também fora de medida.

Segundo o coordenador de Pesca da Sema, Marcelo Cardoso, na última semana os fiscais já apreenderam mais de uma tonelada de pescado irregular. “É uma quantidade considerável, mas condizente com o período do ano”, explicou ele. Nessa época, em função da “lufada” – quando os cardumes estão migrando em razão da vazante na região do Pantanal -, a oferta de peixe nos rios cresce bastante.

Os peixes foram pesados e recolhidos na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), onde ficarão numa câmara fria até que seja feita a perícia. Depois serão doados a entidades filantrópicas. Os homens que transportavam o pescado irregular foram conduzidos ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Parque do Lago, onde foram autuados em flagrante.

Eles responderão a processo administrativo. A multa nesses casos varia de R$ 700 a R$ 100 mil.





Fonte: Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178068/visualizar/