Valtenir diz que aceita ser vice e consulta PSB
O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) disse ao prefeito Wilson Santos (PSDB), em reunião nesta terça (24), que aceita ser o vice da chapa na corrida pelo Palácio Alencastro. Ele pediu, porém, mais uma trégua até esta quarta pela manhã. Antes de oficializar a dobradinha PSDB-PSB, vai debater o assunto com a direção nacional.
O encontro começou às 6h no apartamento de Santos, no bairro Goiabeiras. Estavam presentes o prefeito e o seu coordenador-geral da campanha, deputado licenciado Chico Galindo, Valtenir e a esposa Raquel. O parlamentar socialista disse que considera interessante o convite para vir a compor chapa, mas demonstrou preocupação quanto ao desgaste político, principalmente junto aos servidores. Santos e Galindo convenceram-no de que "ocorreram avanços administrativos para a categoria". Citaram reajustes salariais, lembraram do fato do tucano ter assumido o Alencastro com 3 folhas em atraso e, em poucos dias, conseguir regularizar a situação, e enfatizaram ainda a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. O deputado se mostrou convencido e vai buscar respaldo em sua decisão junto ao fórum sindical.
Quanto à possibilidade de Valtenir, em caso de vitória nas urnas da chapa, vir a ser prefeito, dentro da expectativa de Santos renunciar em 2010 para disputar o governo do Estado, não houve condicionantes nesse sentido. O tucano adiantou, por outro lado, que se a conjuntura política permitir, poderá sim deixar o eventual segundo mandato. Assim, Valtenir ficar quase 3 anos no comando da Capital.
O parlamentar se empolgou com a possibilidade de ser vice porque essa condição não o obriga a renunciar ao mandato de federal antes do resultado das urnas. Caso venha a ser eleito vice, aí será obrigado a deixa a Câmara Federal para tomar posse no Executivo. Nesse caso, sua vaga ficaria com o empresário Eduardo Moura (PPS), de Barra do Garças.
Se o PSB se juntar ao bloco que apóia a reeleição de Wilson Santos, que já conta com 13 siglas, devem seguir o mesmo rumo o PV e o PC do B, legendas que vinha ensaiando uma frente de oposição. Valtenir viajou para Brasília. Ele se reúne ainda nesta terça com a direção nacional do PSB. De lá, anunciará para o prefeito de aceita ser vice ou se concorrerá à sucessão municipal como cabeça-de-chapa.
Irmão do deputado crê em projeto próprio
O defensor público Valdenir Pereira, que atua no Nortão, especialmente em Guarantã do Norte e Matupá, disse, por telefone, que o seu irmão-deputado Valtenir deve optar por candidatura própria na corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Ele observa que há 2 dias não fala com o irmão, mas observa que está convencido de que o melhor projeto para o PSB será concorrer com chapa própria. "Acho que ele (Valtenir) tem condições de ir para o enfrentamento como cabeça-de-chapa. Essa questão de falta de estrutura financeira para tocar a campanha, nós estamos acostumados a conviver com isso", pondera Valdenir.
Segundo ele, para os pré-candidatos a vereador pelo PSB também seria interessante o projeto independente porque cria-se maior expectativa de conquistar vaga na Câmara Municipal. "Se o Valtenir for candidato, será uma campanha modesta e de pé no chão". Para o defensor público do Estado, a direção nacional deve orientar Valtenir a manter a candidatura a prefeito, o que o levaria a dispensar a proposta de ser vice do prefeito tucano Wilson Santos. Valdenir enfatiza que, independente da posição a ser tomada, a família vai estar apoiando o projeto político do parlamentar.
Comentários