Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Junho de 2008 às 13:29
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


A Executiva Nacional do PT decidiu nesta sexta (20) em reunião em Brasília, que vai manter a candidatura a prefeito da Capital do arquiteto João Afonso Portocarrero. Com isso, o PT se vê obrigado a desfazer a coligação já firmada com o PR do pré-candidato Mauro Mendes e tira também a chance da ex-deputada Vera Araújo, a Verinha (PT), de ser a vice de Mendes. Portocarrero, que havia vencido as prévias contra o médico Alencar Farina e, por isso deveria disputar a sucessão municipal havia sido "engolido" pelos petistas que são favoráveis à aliança com os republicanos.

A retirada da candidatura de Portocarrero provocou a revolta em alguns dirigentes da sigla, como, por exemplo, no ex-deputado Gilney Viana e na vereadora Enelinda Scala, que lideraram o "movimento" em defesa do restabelecimento do projeto próprio.

Agora, com a resolução da Nacional em mãos, os petistas Enelinda, Gilney e o próprio Portocarrero retornan à Cuiabá para anunciar que o PT terá candidatura própria na disputa pelo Palácio Alencastro.

(Às 13h35) - Vera não pode mais ser vice de Mendes

As correntes Articulação de Esquerda e Unidade na Luta (ex-Campo Majoritário), mesmo sendo majoritárias dentro do PT, assistem mais uma derrota no embate sobre a sucessão municipal em Cuiabá. José Portocarrero venceu as prévias, com apoio das tendências Gaúna, do vereador Lúdio Cabral, e da Utopia e Vida, do ex-deputado Gilney Viana e da vereadora Enelinda Scala. Mesmo assim, o pré-candidato petista acabou vetado pelos grupos comandados por Jairo Rocha e Vilson Aguiar, que se uniram aos deputados Carlos Abicalil, Alexandre Cesar e Ságuas Moraes. Acontece que o encontro dos delegados municipais, que serviria para referendar o nome de Portocarrero, não aconteceu por falta de quórum. A decisão foi empurrada para a direção estadual, sob Carlos Abicalil. Este, por sua vez, levou o PT para os braços do pré-candidato Mauro Mendes. Nas negociações, os petistas emplacaram Verinha de vice. Agora, diante da decisão da direção nacional de aprovar projeto próprio, o PT terá de desconsiderar o acordo com o PR e, com isso, Verinha, que até pediu exoneração do cargo de secretária-adjunta da secretaria estadual de Educação para ganhar legitimidade na disputa, se vê fora do páreo.

(14h20) - Mauro Mendes diz que nada muda sobre PT

O pré-candidato do PR, empresário Mauro Mendes, disse que a informação que ele recebeu do PT é o contrário do que foi divulgado pelo RDNews acima. Segundo o republicano, que aposta na manutenção de Vera Araújo de vice da chapa, a resolução baixada pela Executiva Nacional anula a prévia, da qual José Portocarrero saiu vitorioso, exclui o próprio Portocarrero da disputa e a decisão agora sobre o rumo do PT na Capital será decidida em conjunto pelos diretórios estadual e nacional. "Foi essa a informação que a direção do PT de Cuiabá passou para a gente. Então, nada deve mudar", enfatiza Mauro Mendes.

(Às 12h31) - PT respeitou as prévias, comemora Enelinda

A vereadora Enelinda Scala comemora a permanência da candidatura de Portocarrero. Ao contrário do que disse Mendes, a petista declara que a resolução da Executiva Nacional da sigla determina a anulação do acordo firmado com o PR. "Essa aliança foi desfeita pelo Nacional em respeito ao nosso estatuto". Ela diz ainda que agora a Nacional é quem conduzirá o processo na Capital. "Todas as questões vão ser conduzidas em Cuiabá. Estamos vitoriosos porque o PT Nacional respeitou as prévias".

Enelinda conta que já esperava por essa decisão favorável a Portocarrero. "Tínhamos essa expectativa tanto que lutamos até o último minuto pela homologação do nosso candidato a prefeito". Segundo Enelinda, essa resolução determina que Portocarrero discuta com as forças do PT e que ainda converse com o PR sobre essa decisão.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178384/visualizar/