Estudantes de Denise tem aula de campo com passeio histórico
Os alunos das 7ª series A e B, estiveram em Diamantino no dia 06 de junho participando de uma aula de campo. O tema era história do Brasil ciclo do ouro o que levou o professor Jovenil a optar por uma aula diferente, aproveitando que a cidade de Diamantino se enquadrou no perfil do tema. A diretora profª Ivete, a coordenadora profª Vilma e os professores Edivânia e Junior contribuíram para o engrandecimento do projeto que teve o apoio da secretária de educação e da secretária de obras.
O trabalho teve por objetivo analisar a relação existente entre o patrimônio histórico-cultural de Diamantino, em consonância com o assunto abordado em sala de aula. Quando os primeiros exploradores chegaram ao Brasil, o maior objeto de desejo era o ouro, metal precioso o bastante para manter o fausto das cortes européias. As excursões pioneiras pelo litoral e até pelo interior foram frustrantes. Nada parecia haver naquela terra além de natureza pródiga, solo fértil e índios pagãos. Qualidades estas, aliás, para as quais os exploradores davam pouca ou nenhuma importância. Foi no contato com os índios que os estrangeiros se deram conta que algo de muito valioso se escondia nos recônditos do Brasil. Não faltavam histórias sobre uma terra distante, onde o ouro brotava no leito dos rios. A Corte Portuguesa desincentivava as jornadas pelo interior, com receio de que a corrida lhe tirasse o controle sobre o que viesse a ser descoberto. Mas não foi possível segurar a força das lendas, que finalmente provariam ser a mais pura verdade. A primeiras expedições, conforme consta em alguns estudos, se deram já no séc. XVI.
Segundo o professor Jovenil a cidade apresenta em seu espaço físico territorial, um patrimônio histórico e cultural muito rico, capaz de evidenciar a grandeza da cidade ao longo de sua trajetória evolutiva, fundamental para o processo de solidificação dos valores regional e local. O patrimônio histórico e cultural representa um papel importante para a sociedade.
Comentários