Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Junho de 2008 às 14:18

    Imprimir


Até há 2 meses, nada menos que 12 (50%) dos 24 deputados estaduais estavam na lista de pré-candidatos a prefeito. Hoje, só restaram 3 no páreo: Juarez Costa (PMDB), em Sinop; Zé do Pátio (PMDB), em Rondonópolis; e o cassado Walter Rabello (PP), em Cuiabá. Os demais naufragaram ou por conspirações internas, acordões ou por se antever derrota por falta de visibilidade eleitoral.

Em Sinop, o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM) chegou a admitir disputa. Depois recuou. O seu partido fechou aliança com o empresário Irineu Martins (PSDB). Na Capital, o deputado Guilherme Maluf assinou ficha no PMDB para ser candidato majoritário e, temendo perda do mandato parlamentar por causa da infidelidade partidária, voltou correndo para os braços do PSDB. Sob desgaste, não mais se falou em ser candidato no pleito deste ano. O presidente da Assembléia, Sérgio Ricardo (PR), se sentiu preterido e saiu da disputa, abrindo espaço para Mauro Mendes.

Em Várzea Grande, os barcos de Wallace Guimarães (DEM) e de Maksuês Leite (PP) afundaram. Quem colocou água neles foi o pré-candidato democrata Júlio Campos. Ele "venceu" Wallace na disputa interna e cooptou para o palanque o então adversário ferrenho Maksuês. Adalto de Freitas o Daltinho (PMDB), que já vem de uma derrota a prefeito de Barra do Garças em 2004, fez o maior barulho com sua pré-candidatura a prefeito. Ficou nisso. Percebeu que não teria chance num embate com o atual prefeito Zózimo Chaparral (PC do B) e com o ex-prefeito Vanderlei Farias (PR) e já "tirou o time de campo".

Em Tangará da Serra, Wagner Ramos (PR), que se efetivou na Assembléia no lugar do hoje conselheiro do TCE, Humberto Bosaipo, entrou numa briga interna com o prefeito Júlio Ladeia, para ser o candidato à sucessão municipal. Por fim, também saiu da disputa e vai apoiar o projeto de reeleição do prefeito republicano. Zé Domingos (DEM), que foi prefeito de Sorriso por 3 mandatos, continua sob pressão do grupo de oposição para voltar a concorrer ao comando do município. Esta semana deve ter uma posição oficial se, de fato, vai encarar a disputa contra o prefeito Dilceu Rossato (PR).

Dessa forma, dos 12 deputados que anunciaram pretensão de disputar prefeitura, só vão concorrer ao pleito Juarez, Pátio e Rabello. Os dois primeiros, que são do PMDB, lideram as pesquisas de intenção de voto, respectivamente, em Sinop e Rondonópolis. Rabello, que nesta terça deixa de vez o mandato de deputado porque trocou o PMDB pelo PP e foi punido pela Justiça Eleitoral, também lidera em Cuiabá.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178553/visualizar/