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Politica Brasil
Sexta - 13 de Junho de 2008 às 15:15
Por: Valdeque Matos

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O deputado estadual Percival Muniz (PPS), líder do Bloco Independente, que, além do PPS, é composto pelo PSDB, PDT e PTB, avaliou que os avanços na qualidade do ensino de Mato Grosso apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007 são frutos de um esforço coletivo empreendido ao longo dos anos para melhorar o ensino ofertado nas escolas de todo o estado.

“Todos sabemos que não se muda nada da noite para o dia. Portanto, os avanços na educação apontados pelo Ideb não se podem creditar para apenas um governo ou secretário, pois são frutos de um esforço de todos, embora também sabemos que os índices ainda não sejam os ideais”, ressaltou Muniz, acrescentando que as melhorias nos índices têm o suor e a dedicação de cada um dos gestores que passaram pela pasta e respectivas equipes, dos governos anteriores, da sociedade e principalmente dos professores, diretores e alunos.

Conforme os dados do Ideb divulgados no último dia 11, quarta-feira, pelo governo federal, Mato Grosso nas séries iniciais do Ensino Fundamental ficou em 4,4 (era de 3,6 em 2005). Já nas séries finais do Ensino Fundamental, saiu de 3,1 em 2005 para 3,8 agora em 2007.

Quanto ao Ensino Médio, houve crescimento na média esperada, de 3,1 para 3,2. “Esse pequeno crescimento é até explicável. Ao analisar as avaliações anteriores, 2003 e 2005, verifica-se uma melhora dos índices nos anos iniciais do ensino fundamental; em 2007, aqueles resultados refletiram-se nos índices da 8ª série. uma melhora dos índices nos anos iniciais do ensino fundamental; em 2007, aqueles resultados refletiram-se nos índices da 8ª série. Na próxima avaliação, com certeza, que será em 2009, o reflexo deve aparecer no ensino médio. Isso prova que não se terá melhoria no ensino médio se não começar a melhorar muito no ensino fundamental”.

Percival fez questão de ressaltar que estes números ainda não são os ideais, mas já colocam Mato Grosso acima de algumas médias nacionais, que estão em 4,2 para as séries iniciais e 3,8 para as séries finais do Ensino Fundamental.

O deputado socialista lembra que o cálculo do Ideb combina o desempenho dos alunos dos sistemas estaduais e municipais na Prova Brasil com dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), em provas aplicadas a cada dois anos.

A Prova Brasil é um teste de leitura e matemática para turmas de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Os alunos do ensino médio fazem o Saeb, que também avalia habilidades em língua portuguesa (foco na leitura) e matemática (resolução de problemas). O Saeb é uma avaliação por amostra.

O deputado aproveitou esse momento, em que Mato Grosso comemora avanços conquistados na educação, conforme aponta o Ideb, para lamentar que os excelentes índices de desenvolvimento econômico não reflitam em melhorias em todos os índices sociais. “Infelizmente, não visualizamos o mesmo de outras áreas, como, pro exemplo, na saúde e segurança pública”.

Desafio – Melhorar os índices sociais é o principal desafio do poder público e toda a sociedade mato-grossense, pois de nada adiantará atingir um alto desenvolvimento econômico se os avanços na área social não acompanhar esse crescimento.





Fonte: Assessoria/AL

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