Projeto de Zoneamento entregue por Blairo é fraco, diz Percival
O deputado estadual Percival Muniz (PPS) disse hoje que o projeto de Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico apresentado pelo governador Blairo Maggi é fraco e necessitará de alterações. “O plano de Zoneamento está sendo atualizado e muitas alterações vão ter”, declarou o parlamentar, lembrando que este projeto é um esforço do estado que vem sendo estudado há mais de 20 anos.
Mesmo garantindo que muitas alterações serão feitas, Muniz não acredita que o projeto seja descartado na íntegra e um novo substituto aprovado. “Na última palestra muitas dúvidas foram sanadas”, completou.
No entanto, tanto o presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo (PR), quanto o primeiro secretário da Casa, José Riva (PP) não descartam ainda a possibilidade de fazer um substitutivo integral do projeto atual.
A discussão sobre o Zoneamento, que estava marcada para acontecer hoje manhã, durante sessão solene na Assembléia Legislativa, foi adiada para a próxima terça-feira (10.05).
O secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, que iria explicar aos parlamentares as metodologias do projeto, afirmou que a meta é ter a aprovação desta matéria ainda em 2008. “O debate é essencial. Muitas das críticas políticas, técnicas e sociais, dizem respeito a falta de conhecimento da metodologia”, alegou.
Sobre a possibilidade de um substitutivo integral do projeto atual por parte da Assembléia, Daldegan afirma que não tem conhecimento dessa hipótese. “Não conheço isso. Para ser propor um substituto integral é preciso todo um estudo técnico”, declarou.
Para ele, se esse projeto fosse aprovado sem nenhuma discussão, o processo não seria legítimo. “O Zoneamento tem uma peça técnica, estudos bióticos, abióticos validados pelo IBGE, Ibrapa. Mas ajustes são extremamente necessários”, concluiu.
O projeto de Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico visa desenvolver ações para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso, com ordenamento das políticas de Estado.
Comentários