Josias oficializa pré-candidatura a prefeito de VG
Josias Guimarães, irmão do deputado estadual Wallace Guimarães, que se sentiu preterido dentro do DEM, protocolou nesta terça (3) junto ao diretório do PTB de Várzea Grande, sua pré-candidatura a prefeito. Agora, o presidente Alex Vieira Passos, defensor ferrenho da manutenção da aliança do PTB com o pré-candidato Júlio Campos (DEM), se vê obrigado a colocar em votação o pedido feito pelo médico.
A tendência é de Josias, mesmo ressaltado a importância da legenda consolidar projeto próprio e com incentivo das direções estadual e nacional, ser "patrolado", ou seja, acabar excluído do processo, já que o grupo majoritário do PTB vem sofrendo pressão de Júlio para não recuar da aliança.
No documento de quatro laudas, Josias Guimarães lembra a história de luta da agremiação petebista, fundado em 1945, enfatiza a importância do processo democrático, cita lideranças do partido e regras do estatuto, que abre espaço aos filiados para concorrer a cargos eletivos e, por fim, comunica sobre a decisão pessoal e irrevogável de pleitear a candidatura ao Paço Couto Magalhães.
Josias Guimarães solicita que o partido convoque uma reunião extraordinária da Executiva Municipal para esta quarta (4), 19h30, com vistas a debater a proposta de candidatura própria. O pedido é assinado pelo próprio Josias na condição de pré-candidato a prefeito. Foi recebido na sede do partido por Sidney Magalhães, secretário-adjunto do diretório municipal. Incentivado por um grupo de filiados e representantes de alguns segmentos organizadores, Josias se encorajou a entrar na pré-campanha. Ele enfrenta dois grandes desafios. Primeiro, conquistar apoio integral do partido, o que resultaria num rompimento com Júlio Campos. Segundo, construir uma terceira via, numa disputa que tende a se polarizar entre Júlio e o prefeito Murilo Domingos (PR), além do vice-prefeito Nico Baracat (PMDB), que corre por fora.
Comentários