Denatran, Senad e UFRGS realizam pesquisa sobre álcool e trânsito
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a Secretaria Nacional Antidroga (Senad) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciaram um estudo sobre o impacto do uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas no trânsito brasileiro. O objetivo é conhecer esse impacto com a finalidade de elaborar políticas públicas de acordo com as necessidades dos condutores brasileiros.
Um dos pontos que a pesquisa verificará é o uso de álcool e outras substâncias psicoativas, comportamentos de risco no trânsito e indicadores de transtornos em condutores que sofreram o processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação. O Denatran já entrou em contato com todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) para comunicar sobre a realização do estudo e solicitar que eles colaborem com as informações necessárias.
O estudo considerará informações quantitativas e qualitativas da relação do trânsito com o uso de substâncias psicoativas. A previsão é que o projeto seja realizado durante este e o próximo ano. Para o Denatran, os resultados serão fundamentais para o planejamento de ações que promovam mais segurança no trânsito.
Comentários