Focos de queimada já são preocupantes em Mato Grosso
Agentes da Secretaria Municiapal de Meio Ambiente fiscalizam e notificam proprietários de terrenos baldios para que façam a limpeza nos locais. A medida preventiva é para diminuir o número de queimadas quando chegar o período crítico.
Só no bairro Santa Rosa são 400 lotes desocupados. Duzentos já foram notificados para que os proprietários façam a limpeza do terreno, sob pena de pagamento de multa a partir de R$ 365.
Prevenção
No dia 20 deste mês vai sem implantado na capital o projeto Quadrante, para a prevenção de fogo na área urbana. As multas municipais por queimadas podem chegar a R$ 4,700 mil. Com o início do período de estiagem, aumenta a preocupação sobre o controle do fogo em Mato Grosso.
Proibição
Do dia 15 de julho a 15 de setembro, as queimadas são proibidas no Estado. Fora deste período, qualquer queimada em área rural precisa de autorização do órgão ambiental para ser realizada. Nos perímetros urbanos, as queimadas são proibidas em qualquer época do ano.
Números
Em 2007, foram registrados 52 mil focos de incêndios em todo o Estado. Cerca de 30 mil foram registrados no período proibitivo. O Comitê de Gestão do Fogo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente definiu as ações para controle das queimadas.
Comentários