Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 02 de Junho de 2008 às 20:55
Por: André Michells

    Imprimir


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) começou na manhã desta segunda-feria (02.06), a segunda fase do ciclo de palestras “Trânsito e Mobilidade; Diálogos para a Transversalidade”. Está em Mato Grosso, para esta segunda etapa, a historiadora e mestre em Administração Pública e Planejamento Urbano, Heloísa Martins, juntamente com o sociólogo Eduardo Biavati, que participou da primeira etapa.

Heloísa trabalha há 30 anos com planejamento urbano e trânsito. É funcionária da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP) e especialista em metodologia de análise de empreendimentos urbanos de impacto (Pólos Geradores de Tráfego). Atualmente coordena os trabalhos da CET-SP sobre segurança de trânsito para motocicletas.

Nesta segunda, pela manhã, Heloísa ministrou palestra no colégio Liceu Cuiabano. A noite na Universidade de Cuiabá (UNIC). As palestras, nesta segunda etapa, são direcionadas exclusivamente para mestres e professores de escolas e universidades. Na primeira fase as palestras foram direcionadas apenas para alunos dos ensinos, médio e superior.

Transversalização significa inserir no contexto escolar, temas relacionados ao trânsito. As palestras ajudam a capacitar os educadores nessa abordagem. Eduardo Biavati, em suas palestras aborda a fragilidade do corpo humano diante de acidentes de trânsito. “Basta uma pequena lesão no cérebro e o cidadão pode vegetar numa cama o resto da vida”, diz.

Para Heloísa Martins, as cidades brasileiras precisam ser repensadas. Segundo ela, o grande problema das grandes cidades é a falta de planejamento. “As cidades crescem de forma insustentável, e se tornam verdadeiros amontoados de concreto, o que dificulta ações de combate à violência no trânsito”, argumenta.

Agenda:

03/06 Cefet (8h00) e Unic (19h)

05/06 Univar Barra do Garças 19h30

06/06 Escola 11 de Março, Cáceres

09/06 Ceprotec, Tangará da Serra

Mais informações pelos telefones: 3615 4712 e 3615 4661





Fonte: assessiria Detran- MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179281/visualizar/