Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Junho de 2013 às 17:20
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


Luy de Araújo
A primeira reunião preparatória à 1ª Conferência Municipal das Cidades em Nortelândia definiu os membros da comissão organizadora do evento, na manhã de quarta-feira (05), na Casa da Cultura em Nortelândia. A comissão preparatória é formada por 15 pessoas, dentre eles servidores e secretários. 
 
 

 
 
O secretário municipal de Administração, Edivaldo de Sá, destaca que o objetivo da conferência é reunir o poder público, movimentos sociais, entidades empresariais, organizações não governamentais ligadas ao desenvolvimento urbano, instituições acadêmicas e profissionais. "Nosso interesse é integrar a sociedade no processo ativo de participação na gestão pública, por meio da indicação dos seus representantes” ressalta o secretário.
 
 
 
 
 
A 1ª Conferência Municipal das Cidades vai acontecer no dia 28 de junho, com início às 07hs da manhã, na quadra da Escola “Idalina de Farias”, abordando o tema "Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!". A conferência municipal, que servirá como etapa preparatória da 5ª Conferência Estadual das Cidades e da 5ª Conferência Nacional das Cidades, vai desenvolver quatro eixos temáticos: Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU); Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; e Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da Função Social da Propriedade.
 
 

 
 
A Conferência das Cidades é uma oportunidade para a população debater e avaliar as ações, programas e projetos eleitos como prioridade pelo governo federal, que atendam às necessidades das políticas locais de desenvolvimento urbano. 
 


“A partir de agora, nos focamos na etapa executiva da conferência. Estamos discutindo, por exemplo, qual a melhor maneira de conduzir o evento, com vistas a otimizar os resultados do encontro”, explicou a secretária de Educação, Marlene Júlia.
 
 

 
 Nas reuniões municipais serão eleitos delegados que irão participar da Conferência Estadual, de onde sairão os delegados para a etapa nacional. Na Conferência Nacional, programada para novembro, em Brasília, deverão ser aprovadas as propostas de ação, programas e projetos que o Ministério das Cidades vai priorizar nos municípios entre 2014 e 2016, abrangendo áreas como a formalização de convênios e disponibilidade de recursos federais para habitação, saneamento e mobilidade urbana.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17929/visualizar/